São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Culinária amazonense vem a SP

da Redação

O Amazonas sempre exerceu fascínio e admiração por diversas razões. Sua culinária, em especial, é muito rica, graças às mais de 2.000 espécies de peixes dos rios Negro, Solimões e Amazonas. Um pouco dessa cultura chega a São Paulo esta semana em um evento dos hotéis Meliá e Amazon Tower.
Serão 10 dias de festival gastronômico e musical amazonense. A música será apresentada pela magia do boi-bumbá, entoada pelo grupo folclórico Tribo do Batata, que, com quinze componentes, mostrará um pouco do clima da mais famosa e tradicional festa do Amazonas: o Festival Folclórico de Parintins.
Já as delícias da culinária amazonense serão preparadas pelo chef de cozinha Aluísio Colares, do Ariaú Amazon Tower, um dos hotéis de selva mais badalados da região.
No cardápio há pratos exóticos como a sopa de piranha, conhecida como fortificante, por ser rica em cálcio e, dizem, possuir poderes afrodisíacos.

Frutas típicas
Outros pratos à disposição no festival serão o tucunaré escabeche, tambaqui à moda amazonense, brochete de pirarucu, sopa de tambaqui, medalhão de pirarucu e vatapá amazonense.
Entre as sobremesas programadas pelo chef estão creme de graviola, creme de cupuaçu, creme de jerimum com farinha de tapioca e ainda salada de frutas da Amazônia, feita com frutas típicas da região, como açaí, cupuaçu, acerola, taperebá, camu-camu e buriti.
O evento é uma realização do Gran Hotel Meliá e do Ariaú Amazon Tower e tem apoio da representação do Governo do Amazonas em São Paulo.

O quê: Festival Sabor e Arte do Amazonas
Quando: até 1º de maio
Onde: Restaurante Goya do Gran Hotel Meliá, av. Nações Unidas, 12.559, tel. 011/ 3043-8000
Quanto: R$ 35 reais por pessoa, só jantar (inclui estacionamento com manobristas)



Texto Anterior: Gastronomia: Livros que dão (ou não) baile
Próximo Texto: Vida natural: 100% livre de crueldade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.