São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Correndo contra o Tempo
SBT, 14h.

(Race against Time). EUA, 2000. Direção: Geoff Murphy. Com Eric Roberts, Diane Venora, Chris Sarandon. Lifecorps é uma empresa especializada em comprar o corpo de pessoas em dificuldades e retirar seus órgãos um ano depois, estando essas pessoas mortas ou não. Eric Roberts é o pai prestimoso que, com o filho necessitando urgentemente de uma vacina para sobreviver, vende seu corpo a essa maligna empresa. E depois? Bem, estivesse nas mãos de outro que não Geoff Murphy, essa história renderia muito.

Em Busca de Confusão
Globo, 15h30.

(Bad Attitudes). EUA, 1991, 92 min. Direção: Alan Myerson. Com Richard Gilliland, Maryedith Burrell. Cinco pré-adolescentes encrenqueiros se escondem em um avião a jato com a intenção de conseguir uma viagem grátis. Terroristas tentam sequestrar a dita aeronave. Haverá quem os atrapalhe. É preciso dizer quem? Na rua a vida é melhor.

Um Lobisomem Americano em Paris
Record, 22h.

(An American Werewolf in Paris). EUA, 1997, 98 min. Direção: Anthony Walker. Com Tom Everett Scott, Julie Delpy, Vince Vieluf. Três estudantes americanos fazem turismo em Paris, até que um deles se apaixona por Julie Delpy, sem imaginar que nas noites de lua cheia ela se transforma em lobisomem. Ou seja, não pode alguém ter uma boa idéia, para um filme de terror daqueles, neste caso ("Um Lobisomem Americano em Londres"), que logo aparece alguém com uma má idéia na sequência.

Assassinos de Aluguel
Bandeirantes, 22h.

(The Collectors). Canadá, 1990, 90 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Casper van Dien, Rick Fox, Andreas Apergis. Famoso em seu meio profissional, assassino de aluguel (Van Dien) em crise existencial constata o vazio de sua atividade e decide se afastar. O problema é que nem a polícia nem seus empregadores são assim tão versados em psicanálise para compreender o problema íntimo do pobre homem. Furie continua pistoleiro de aluguel.

Pavilhão Sete
Bandeirantes,1h30.

(Captain Newman, M.D.). EUA, 1963, 126 min. Direção: David Miller. Com Gregory Peck, Tony Curtis, Bobby Darin, Angie Dickinson. Durante a Segunda Guerra, o dr. Newman (Peck) trata com todo carinho de seus pacientes psiquiátricos que chegam do campo de batalha. Mas ele e a enfermeira Dickinson se perguntam se vale a pena curar os rapazes para que eles tenham condições de voltar, o mais rápido possível, para a frente de batalha.

Um Milagre à Meia-Noite
SBT, 2h.

(Miracle at Midnight). EUA, 1997, 90 min. Direção: Ken Cameron. Com Sam Watterston, Mia Farrow. Em 1943, família dinamarquesa católica ajuda os judeus locais a se esconderem dos nazistas, correndo os riscos atinentes. Inédito.

Intercine
Globo, 2h.

Hoje, vai ao ar o escolhido entre dois inéditos: a aventura "Nas Mãos de Deus" (1998, de Zalman King, com Patrick Shane Dorian, Matt George) e o drama "Sequestro no Paraíso" (1998, de Rob Hedden, com Joely Fisher, Charlotte Ross).

Romance Arriscado
Globo, 4h15.

(Bank Robber). EUA, 1993, 94 min. Direção: Nick Mead. Com Patrick Dempsey, Lisa Bonet, Judge Reinhold, Forest Whitaker. Filho de um ladrão célebre disposto a impressionar a namorada rouba um banco para, com o dinheiro, comprar um iate. Como não tem o talento do pai, é pilhado e precisa se esconder num hotelzinho, onde uma prostituta o protegerá. Comédia.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

"Malkovich" e o cinema de achados

"Quero Ser John Malkovich" (HBO, 17h) ilustra bem a confusão entre essencial e circunstancial que se instalou em Hollywood (e no Oscar).
Tudo ali remete à inventividade, a partir do instante em que alguém descobre um modo de entrar na cabeça de John Malkovich, o ator. Possibilidade logo comercializada, por sinal.
O que significa entrar na cabeça de outro? É uma hipótese terrível e fascinante, desenvolvida por Jorge Luis Borges em "Pierre Mesnard, Autor do Quixote".
"John Malkovich" privilegia o achado, a originalidade. Por isso mesmo convém pensar no que ganha o cinema ao ser original. Sua força não viria da ausência de originalidade, isto é, da possibilidade de criar o mundo a partir do próprio mundo? (INÁCIO ARAUJO)

DANÇA

Cultura e Arte leva ao ar especial sobre a dançarina espanhola Sara Baras

A TV Cultura e Arte exibe documentário sobre Sara Baras, uma das principais dançarinas da Espanha. Ela iniciou sua carreira aos oito anos e, uma década depois, venceu um concurso nacional de dança, tornando-se uma celebridade no país.
Atualmente, Baras é coreógrafa e atua em seus espetáculos de flamenco, sendo considerada uma das principais representantes da nova geração do estilo.
"Sara Baras, Ballet Flamenco" vai ao ar às 22h35 e traz, além de depoimentos da artista, imagens de alguns de seus espetáculos mais elogiados.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Buemba! Gloria Trevi pra vice do Serra!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.