São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
EASY RIDER
Antes de mergulhar no design personalizado de motos Harley Davidson, Fabiano Depercia, o Caju, foi personal trainer de famosos; ele exibe três motos com sua assinatura na mostra "Vintage -°Casa Vogue", que começa hoje em São Paulo

Baile fiscal

As prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro vão declarar guerra aos municípios vizinhos que baixam o ISS para atrair empresas que, na verdade, prestam serviços nas capitais. A estimativa é que a fuga de indústrias para esses "paraísos fiscais" leve junto 20% da receita do imposto -de cerca de R$ 1,2 bilhão nas duas cidades.

O primeiro round foi vencido esta semana: o secretário de Finanças de São Paulo, João Sayad, e o deputado Rodrigo Maia, filho do prefeito do Rio, Cesar Maia, convenceram os senadores a manterem na lei da CPMF o aumento das alíquotas mínimas do ISS para 2% -cidades como Barueri, por exemplo, cobram hoje 0,5%.

O próximo passo em estudo é baixar o próprio ISS de alguns setores, dos atuais 5% para os 2%, destruindo as vantagens oferecidas pelos "paraísos". No Rio, podem baixar as alíquotas para empresas de seguros, cartão de crédito e leasing.

GRAMPO
José Dirceu, presidente do PT, e o advogado Marcio Thomaz Bastos tiveram encontro reservado anteontem com o ministro da Justiça, Miguel Reale Jr. Entregaram a ele um dossiê sobre a movimentação da Polícia Federal em torno do partido. Disseram que arapongas estão seguindo militantes e até já fotografaram propriedades de amigos de Lula em São Paulo. Apontaram os nomes dos agentes. A PF nega a movimentação, mas Reale Jr. prometeu investigar, convocando os policiais para darem explicações.

BOMBA ARGENTINA
Paulo Leme, do banco de investimentos Goldman Sachs, desembarcou anteontem em Brasília para conversas com Jorge Bornhausen, presidente do PFL, Aloizio Mercadante e Cristovam Buarque, do PT, e Arnaldo Madeira, do PSDB, que é líder do governo na Câmara, além de encontros no Banco do Brasil.

Leme é diretor de Pesquisa de Mercados Emergentes do banco e está preparando um relatório sobre as perspectivas econômicas do país.

SHOW DO MILHÃO
"Viúva e Filho", óleo sobre tela de Lasar Segall, foi adquirido da coleção de Luís Pereira Barreto por Celita Procópio de Carvalho. Pintado na Alemanha em 1909, a obra, cuja avaliação no mercado pode chegar a U$ 1 milhão, faz parte agora do acervo do Museu da Faap.

CIRANDA
Um detalhe do depoimento de Marisa Taunis, representante da corretora RMC, de Ricardo Sérgio de Oliveira, à CPI do Banespa chamou a atenção dos deputados Ricardo Berzoini (PT-SP) e Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP). Ela revelou em sessão secreta que vendeu ações do Banespa no mercado na época da privatização do banco a pedido de outra corretora, a Link -dos filhos do ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros.

Os deputados estão rastreando todas as operações com ações para descobrir se houve informação privilegiada na época da privatização. Devem ouvir os donos da Link hoje.

SUCESSOS
Cantora escolhida para se apresentar na megafesta de 40 anos do empresário Alexandre Accioly, em julho, Rita Lee fez constar no contrato que não aceitaria interferência no repertório. Ela é quem vai escolher as músicas, e ponto final.

CADÊ?
A prefeita de Florianópolis, Angela Amin, desembarcou em Roma no fim de semana passado -sem as malas, que foram extraviadas.

DE VOLTA
Tom Zé não vê a hora de sair do repouso. Ele, que teve um princípio de infarto e se submeteu a uma angioplastia recentemente, já está dando suas escapulidas e cuidando das plantinhas do jardim de sua casa.

MUDANÇA
A modelo e apresentadora Luciana Gimenez trocou a agência Mega pela Next.

FORA
A não-convocação para a seleção brasileira do goleiro Julio Cesar, do Flamengo, está sendo interpretada pelos amigos dele como uma maneira de evitar o encontro com Ronaldinho -ex-namorado de Suzana Werner, a atual mulher de Julio. "Todo mundo está dizendo isso", afirma Suzana. "Prefiro acreditar que ele não foi chamado por causa da crise no Flamengo", ironiza ela.

COLEIRA
Distraído enquanto falava ao celular na parte externa do restaurante Alessandro e Frederico, em Ipanema, Toni Belloto viu seu labrador abocanhar a cesta de pães da mesa vizinha. Desculpou-se com tanta simpatia que quase foi aplaudido.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

O ministro da Justiça, Miguel Reale Jr., lança hoje o livro "Instituições de Direito Penal", às 18h, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em SP.
É hoje a festa de lançamento do CD "cafémamsp", às 19h, na marquise do parque Ibirapuera.
A cantora Fernanda Abreu se apresenta hoje, às 23h, com a banda Funk Como Le Gusta, no Urbano.
É com um jantar de adesões o terceiro encontro do Movimento 1º de Abril, dia 3 de junho, às 20h, no restaurante Consulado Mineiro 2.
A designer de jóias Miriam Mamber conquistou um espaço com sua marca na rede de lojas de departamento japonesa Katsuraya, depois de participar da Missão Japão, em março.



Texto Anterior: Quadrinhos: Futebol ganha visão a partir do banco de reservas
Próximo Texto: Artes Visuais: Niki de Saint-Phalle morre aos 71 nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.