São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

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Crítica/"Às Cinco da Tarde"

Samira Makhmalbaf tropeça no exotismo em seu 3º filme

CRÍTICO DA FOLHA

Entre "A Maçã", filme de estréia de Samira Makhmalbaf (feito em 1998), e "Às Cinco da Tarde", seu terceiro longa (de 2003), há uma distância infinita. Uma pergunta simples se impõe ao confrontá-los: o que aconteceu?
"A Maçã" foi um dos destaques da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes de 1998. Utilizando sobras de negativos de filmagens do pai, trabalhando entre o documentário e a ficção, Samira conseguiu fazer uma estréia promissora.
Em 2000, ela voltou a Cannes com "O Quadro-negro", sobre professores à caça de alunos no Curdistão. Três anos depois, lá estava Samira mais uma vez na Croisette com "Às Cinco da Tarde", que levou o Prêmio do Júri.
Coincidência ou não, vê-se na trajetória da cineasta uma progressiva adequação aos padrões exóticos e humanistas aceitáveis para o "showcase" dos festivais mundiais.
"Às Cinco da Tarde" padece desse mal mais explicitamente. Ao contar a história de uma mulher que volta a estudar depois da queda do regime Talibã no Afeganistão, a cineasta se deixa levar por mitos universalistas e por uma visão política simplista que se traduzem, em certos momentos, em diálogos quase constrangedores.
Se a condição da mulher no Oriente Médio era confrontada de forma contundente em "A Maçã", que contava a história de irmãs aprisionadas pelo próprio pai, em "Às Cinco da Tarde" esse tema surge mais diluído.
Restam, no entanto, momentos de impacto genuíno e a vontade de lançar um olhar diferente sobre um país sem imagem ou representação. A questão é como Samira o faz, tentando ser "a representante do povo afegão", o que suscita questões sobre o papel do cineasta ao tentar "dar voz" ao outro.
Curiosamente, em "A Maçã", Samira compartilhou vozes e criou diálogos com o outro de uma forma mais interessante e incisiva. (PEDRO BUTCHER)

ÀS CINCO DA TARDE   
Direção: Samira Makhmalbaf
Com: Agheleh Rezaie, Abdolgani Yousefrazi e Razi Mohebi
Quando: a partir de hoje no HSBC Belas Artes


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