São Paulo, sexta-feira, 23 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Série traça evolução da canção dos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

Não se engane pelo título. A série "A História da Música Popular", que ganha exibição a partir de hoje no canal pago Film & Arts, é, na verdade, a história da música popular norte-americana. Pelo menos, é o que nos mostram os dois primeiros capítulos.
A primeira parte do especial é intitulada "Da Rússia, com Amor" e traz as influências judaicas na formação da canção popular dos EUA, a partir da imigração de milhões de judeus saídos do Leste Europeu.
Com um repertório vasto de cenas de época e depoimentos de músicos, produtores e jornalistas, o programa vai acompanhando em shows, por exemplo, George Gershwin, tido como um dos principais responsáveis pelo formato pop de canção do início do século.
Há cenas saborosas, como Irving Berlin interpretando "Alexander's Ragtime Band" e Al Jolson, rosto e mãos pintados de preto, cantando "Swankee".
Um jovem Louis Armstrong dá início ao segundo capítulo da série, e de Nova York vamos para a Chicago dos anos 20. Era época de Lei Seca e, por isso, o "entretenimento tinha que ser de alta qualidade".
Bing Crosby e Benny Goodman ganham algum espaço. Mas quem comanda é Billie Holiday e "Strange Fruit", a maior e mais efetiva canção de protesto da história. (THIAGO NEY)

WALK ON BY - A HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR
Quando:
hoje, às 22h
Onde: Film & Arts


Texto Anterior: Crítica/"Moacir - Arte Bruta": Bom documentário revela arte peculiar de garimpeiro de Goiás
Próximo Texto: Crítica: "O Pagador" relê princípios da Vera Cruz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.