São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Goldsmith, vencedor do Oscar, foi vítima de câncer

Compositor de "Jornada nas Estrelas" e "Alien" morre aos 75

DA REDAÇÃO

Jerry Goldsmith, compositor de trilhas sonoras célebres, como as da série "Jornada nas Estrelas", de "O Planeta dos Macacos" e "Alien", morreu anteontem, aos 75 anos, em sua casa em Beverly Hills (EUA), vítima de um câncer contra o qual lutava há anos, segundo informou sua assistente Lois Carruth.
Apesar de se destacar como compositor de temas de ficção científica -também fez a trilha de séries de TV como "Além da Imaginação"-, Goldsmith ganhou seu único Oscar pelo terror "A Profecia" (1976), de Richard Donner. Chegou a . O maestro, que recebeu 17 indicações ao prêmio, também compôs para diretores como Roman Polanski ("Chinatown", 74), sucessos de crítica como "Los Angeles, Cidade Proibida" (97) e blockbusters como "Rambo 3" (88) e "A Múmia" (99).
Compondo para seriados de TV, Goldsmith ganhou cinco prêmios Emmy, o último deles em 1995 pelo tema de abertura de "Star Trek: Voyager". Também fez os temas de sucessos dos anos 60, como "O Agente da U.N.C.L.E." e "Perry Mason". Ele também teve nove indicações para o Globo de Ouro, mas nunca venceu.
Compositor e maestro de formação clássica, Goldsmith começou a estudar música aos 6 anos. Estudou piano e teoria musical, além de freqüentar aulas de composição de trilhas sonoras na University of Southern California.
Em 1950, começou a trabalhar na CBS, onde compôs pequenas peças para programas de rádio, transmitidos ao vivo. Em 1960, foi contratado pelo Revue Studios e lá conheceu o influente compositor Alfred Newman, que o convidou para compor a trilha de seu primeiro filme de destaque, "Lonely Are The Brave" (1963).
A partir daí, construiu uma carreira de quase meio século em Hollywood, que, além das numerosas indicações para o Oscar, incluiu a composição da fanfarra que é usada nas transmissões de TV da premiação da Academia.
Algumas de suas composições para filmes foram adaptadas em forma de balé. Goldsmith também compôs peças orquestrais e esporadicamente dava aulas de música em universidades.
O compositor era casado e tinha cinco filhos, um do quais, Joel Goldsmith, também é compositor de trilhas para cinema e TV.


Texto Anterior: Teatro: São Jorge leva "Bastianas" ao candomblé
Próximo Texto: Elogio à paixão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.