São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"IWO JIMA - O PORTAL DA GLÓRIA"

Dupla John Wayne e Allan Dwan justifica importância do filme

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Dois fatores justificam a importância do lançamento em DVD de "Iwo Jima". O primeiro é a oportunidade de entrar em contato com um filme de Allan Dwan (1885-1981), um dos diretores mais interessantes e menos valorizados do cinema americano. O segundo é o trabalho de John Wayne como o sargento John M. Stryker.
Dwan foi pioneiro em Hollywood. Começou a dirigir filmes em 1909 e só se aposentou em 1961. Estava praticamente esquecido quando Peter Bogdanovich o entrevistou para o livro "Afinal, Quem Faz os Filmes?", recuperando sua importância.
Em "Iwo Jima", vemos qualidades que um pupilo como Howard Hawks, por exemplo, transformaria em arte, ligadas principalmente à objetividade e à firmeza dos planos. Dwan acompanha um grupo de fuzileiros preparando-se para invadir a ilha de Iwo Jima durante a Segunda Guerra, alternando cenas de guerra de caráter documental e dramas íntimos.
É aí que entra em cena John Wayne. Muito além do protótipo do sargento durão, ele oferece uma interpretação comovente.
É de lamentar que o DVD brasileiro esteja desfalcado dos extras disponíveis no disco americano, como um making of apresentado pelo crítico Leonard Maltin.


Iwo Jima - O Portal da Glória
    
Produção: EUA, 1949
Direção: Allan Dwan
Com: John Wayne, John Agar
Lançamento: Paramount
Quanto: R$ 35, em média



Texto Anterior: "O Sorriso da Monalisa": Nem os extras salvam título da obviedade e da direção fraca
Próximo Texto: Música: The Gilbertos aprofunda experiências de "exilado"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.