São Paulo, sexta-feira, 23 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
PROJETOR O publicitário e cineasta paulistano Ugo Giorgetti é um apaixonado por São Paulo, uma paixão que marca seus trabalhos; seu último filme, "O Príncipe", mostra o reencontro de um antigo morador com a cidade, 20 anos depois de deixá-la

Marmita

Mais um penduricalho que possibilita aumentos no serviço público fora do teto estabelecido em lei foi para a lata do lixo. É o auxílio-alimentação para juízes militares. Ele existia desde 1997. Olympio Pereira da Silva Jr., atual presidente do STM (Superior Tribunal Militar), pediu que o benefício, de R$ 300, fosse estendido também a ele, que era na época apenas ministro do tribunal.

O pedido acabou no Supremo Tribunal Federal, que não apenas negou o pleito de Silva Jr. como considerou inconstitucional a própria existência do auxílio -que deixa de ser pago aos juízes de todo o país.

Apesar do atual valor irrisório do benefício, em épocas de arrocho salarial ele poderia ser reajustado, servindo de instrumento para aliviar o aperto.

FARTURA 1
Mais jantares de empresários à vista na campanha de Ciro Gomes: o próximo deve acontecer no Rio de Janeiro e está sendo organizado por Álvaro Luiz Otero, do banco Pebb.

FARTURA 2
Álvaro é filho de Luiz Cardoso de Mello Otero, já morto. Primo da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Luiz Otero é peça-chave da defesa da ex-ministra na ação criminal por corrupção passiva que ela sofre: ele aparece como o doador de US$ 35 mil, em espécie, a Zélia. Foi com esse dinheiro, alega a ex-ministra, que ela conseguiu fazer, quando ocupava o Ministério da Fazenda no governo Collor, uma bela reforma em sua casa na praça Morungaba, em São Paulo.

FOGUETE
Sempre discreto, Antonio Lavareda, analista de pesquisas de José Serra, dá a cara a tapa: pede que lhe cobrem se Serra não subir ao menos dois pontos nas próximas pesquisas eleitorais. É o que indicam as pesquisas internas diárias do candidato.

É ISSO
A subida não pegará de surpresa Einhart Jacome da Paz, cunhado de Ciro e responsável pelo marketing do candidato. Ele também espera que Serra suba alguns pontos. Mas que Ciro continue firme onde está.

JINGLE
A campanha de Ciro está tentando gravar programa com o músico Carlinhos Brown.

RITMO DE FESTA
Poucos dias depois de organizar a badalada festa dos 60 anos do filho Caetano Veloso, Dona Canô já começa a preparar mais uma superprodução em sua casa, em Santo Amaro da Purificação. Desta vez, a festa é para comemorar seus 95 anos, no próximo dia 16.

O esquema deve ser o mesmo: família reunida (Caetano, Irene, Maria Bethânia, Paula Lavigne e netos), mesa farta -com praticamente todos os pratos da culinária baiana- e missa na igreja da cidade.

PARA SEMPRE
Separados há uma semana, o maestro John Neschling e a flautista Bridget Bolliger continuam se vendo quase todos os dias -ela é artista convidada da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), regida por ele. E os dois já estão preparando juntos a festa de dois anos do filho, Benjamin, que acontece em setembro.

NOVO ENDEREÇO
Enéas Carneiro, candidato a deputado federal pelo Prona-SP, está sendo obrigado a mudar de endereço. O hotel Danúbio, onde mora, deve ser desativado nos próximos dias. Um dos mais badalados dos anos 60, o hotel, no centro de São Paulo, foi vendido para a UniFMU.

POP
Nem só de Daslu vive Naomi Campbell em São Paulo. Anteontem, ela passou 15 minutos na loja Bangalô, na galeria Ouro Fino, e acabou levando um tomara-que-caia indiano, preto, cheio de espelhinhos pregados.

PRESENÇA MORENA
Já andam noticiando o nome do novo namorado de Gisele Bündchen. O eleito da top seria o bilionário americano Steve Bing -pai do filho de Liz Hurley. Mônica Monteiro, empresária de Gisele, desmente a história. "Ele não faz o tipo dela", diz. "Gisele gosta de morenos brasileiros, do tipo surfista", entrega. A descrição cabe como uma luva no ator Rodrigo Santoro.

bergamo@folhasp.com.br


COM CLEO GUIMARÃES E FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

A feira Metro Design, aberta ontem, fica até domingo no Transamérica Expo Center.
É do vereador Carlos Giannazi o projeto de lei que dá o título de cidadão paulistano ao poeta Wally Salomão.
O dramaturgo Augusto Boal participa de bate-papo no projeto Inteligência Ponto Com, às 19h, no Centro Cultural Fiesp.
O pianista Nelson Freire se apresenta hoje na comemoração dos 30 anos do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, a partir das 20h, na Sala São Paulo.


Texto Anterior: Com o mundo a seus pés
Próximo Texto: Música: Naná Vasconcelos faz soar beats e grilhões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.