UOL


São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Booker Prize ignora as estrelas

DA REPORTAGEM LOCAL

As estrelas internacionais da literatura não brilharão no britânico Booker Prize deste ano. Os juízes optaram por valorizar vozes provincianas, muitas delas do norte da Inglaterra.
Os escritores Monica Ali e Brick Lane, este o estreante mais comentado, são alguns desses novos nomes, ao lado de Mark Haddon, integrantes da longa lista de concorrentes.
Tradicionalmente, essa seleção mais longa antecede uma lista menor a ser divulgada em 16 de setembro, antes do resultado, que sairá em 14 de outubro.
Entre as estrelas que ficaram de fora neste ano, estão Peter Carey, J.G. Ballard, Peter Ackroyd, Anita Brookner, Pat Barker e Rose Tremain. Entre as jovens promessas que ficaram de fora estão Andrew O'Hagan e Tibor Fischer.
No entanto, entre os favoritos ao prêmio de 50 mil libras (cerca de R$ 237 mil), estão os já consagrados Margaret Atwood e J.M. Coetzee.
Contrariando rumores recentes, o escritor Martin Amis está entre os 23 concorrentes anunciados.


Texto Anterior: Livros/lançamentos - "Yellow Dog": Antipatia cerca nova obra de Martin Amis
Próximo Texto: "Proust": Mente brilhante de Beckett foi cativada pelo labor de Proust
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.