São Paulo, quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINHO

Merlot brilha em concurso nacional

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

Vinícolas de quatro Estados participaram do Brasil Wine Awards 2007, concurso de vinhos nacionais realizado pela empresa brasileira Marketpress, que edita a revista "Vinho Magazine", e pela belga Vinopres, organizadora do Concours Mondial de Bruxelles, uma das maiores competições etílicas do mundo. Na quarta edição do evento, ocorrida na semana passada em Campos do Jordão, um júri internacional avaliou às cegas 133 amostras, premiando as melhores com medalhas de prata, ouro ou grande ouro (veja a lista completa em www.concoursmondial.be). Houve, claro, bons espumantes, uma especialidade nacional. Brilharam um moscatel da adega Courmayeur (aromático, com sabor cítrico) e vários Brut cremosos e com boa fruta, do estilo do Aurora Chardonnay (rico em boca) ou o 2005 da paranaense Dezem, de paladar complexo e agradável (foi medalha de ouro).
Entre os destaques brancos, menção para um moscatel giallo da vinícola Panizzon (perfumado, intenso, com boa acidez) e para alguns chardonnay, como o Miolo Reserva 2007 (frutado e equilibrado) ou o Boscato Reserva 2006, denso e saboroso (levou prata).
A ala rubra contou com belos cortes e bons cabernet, como o Via1986 2004, da estreante Viapiana do Rio Grande do Sul (prata), mas também com uma série de atraentes merlot, do estilo do Dezem 2005 ou do Valmarino, outro 2005 amplo e untuoso (ouro) -mostraram que os tintos desta variedade, junto às borbulhas, podem ser outro trunfo tupiniquim.
Aliás, isso ficou registrado no pódio, já que os três grande ouros outorgados ficaram com as categorias: dois merlot (o delicioso Salton Desejo 2004 e o belo Miolo Reserva 2005) e um espumante, o Valduga Extra Brut.


JORGE CARRARA viajou a Campos de Jordão como jurado do concurso, a convite da Marketpress


Texto Anterior: Bom e barato: Chiado da Costela prepara corte na grelha
Próximo Texto: Vodca: Polonesa Pravda chega ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.