São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Um marketing bem-sucedido

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A palavra "marketing" é normalmente apreendida como algo próximo da falsidade -em parte devido à importância adquirida pelo marketing político.
Mas também devemos vê-la como estratégia de "otimização de lucros através da adequação da produção e oferta de suas mercadorias ou serviços", para citar o Houaiss.
É nesse sentido que "Bicho de Sete Cabeças" (Canal Brasil, 20h) pode ser visto como uma peça bem-sucedida, pois, para atingir o público jovem, o filme não se baseou em cálculos sobre "o que o público quer", mas intuiu a que esse público estava aspirando.
O filme é um êxito em vários aspectos (Rodrigo Santoro é um deles). Em outros, deixa muito a desejar (o retrato do pai é retrógrado cinematograficamente). Mas é obra de artista.

TV ABERTA

Os Trapaceiros da Loto
Record, 14h.
(The Squeeze). EUA, 1987, 101 min. Direção: Roger Young. Com Michael Keaton. Artista envolvido em inúmeras trapaças e uma detetive descobrem fantástico plano para roubar a loteria de Nova York. Comédia para rir amarelo.

O Milagre na Montanha - A História da Família Kincaid
Globo, 15h55.
(Miracle on the Mountain - The Kincaid Family Story). EUA, 2000, 90 min. Direção: Michael Schwitzer. Com Patty Duke. Executivo de sucesso, sem tempo para a família, concebe viagem para se aproximar dos filhos. Mas o avião em que viajam sofre um acidente. Eles se aproximarão bastante, agora, mas na tentativa de sobreviver.

Mar em Fúria
SBT, 22h30.
(The Perfect Storm). EUA, 2000, 129 min. Direção: Wolfgang Petersen. Com George Clooney, Mark Wahlberg. Para fugir à maré de azar, capitão Clooney ordena que seu pesqueiro vá pescar em águas distantes. Águas turvas, onde uma tormenta daquelas o espera, assim como os perigos mortais quer animam esta aventura de um Petersen cada vez mais propenso a entregar ao espectador um peixe agradável, mas não necessariamente substancial.

Armadilha
Record, 22h30.
(Entrapment). EUA/Alemanha/ Inglaterra, 1999, 113 min. Direção: Jon Amiel. Com Sean Connery, Catherine Zeta-Jones. Connery, famoso ladrão de jóias, tem de se entender com Zeta-Jones, que em princípio está lá para capturá-lo, pois trabalha para uma seguradora. Mas eles não são bem como pensamos. Veículo que se pode ver com prazer, desde que sem compromisso.

Se a Minha Cama Voasse
SBT, 2h50.
(Bedknobs and Broomsticks). EUA, 1971, 117 min. Direção: Robert Stevenson. Com Angela Lansbury, David Tomlinson. Duas crianças órfãs vão morar com uma bruxa, no início da Segunda Guerra. Um precursor de "Harry Potter"? Em todo caso, Stevenson é um artesão longe de ser desprezível.

Intercine
Globo, 2h05.
Passa na sexta o favorito dos tele-eleitores entre "Charlotte Gray - Uma Paixão sem Fronteiras" (Inglaterra, 2001, de Gillian Armstrong, com Cate Blanchett, Billy Crudup) e "O Anjo da Morte" (1995, de Bob Misiorowski, com Thomas Ian Griffith, Rutger Hauer).

Superman 2
Globo, 4h10.
(Superman 2). EUA, 1980, 127 min. Direção: Richard Lester. Com Christopher Reeve, Gene Hackman. Além de enfrentar o vilão Zod, desta vez Superman tem que driblar Louis Lane, que descobre que ele e Clark Kent são uma e só pessoa. Fazendo esta segunda parte (o primeiro é de 78), Lester investiu no humor e no distanciamento como tom. De resto, dirige com sua característica elegância. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! CPI serve chá com porrada!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.