São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

Promoção oferece do compositor russo as populares suítes "O Lago dos Cisnes" e "O Quebra-Nozes"

CD de Tchaikovsky vem no domingo

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Elas têm as melodias mais conhecidas de um dos compositores mais populares da história da música. A Coleção Folha de Música Clássica traz no domingo as suítes dos balés "O Lago dos Cisnes" e "O Quebra-Nozes", de Tchaikovsky.
As suítes são reuniões de alguns dos temas das partituras que o compositor russo originalmente escreveu para os balés. Elas são regularmente apresentadas sem coreografia, nas salas de concerto.
Um dos compositores mais queridos do grande público, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893) compôs óperas, concertos, sinfonias, música de câmera. Lecionou no Conservatório de Moscou, mas veio a ter segurança financeira quando recebeu o patrocínio de uma excêntrica admiradora, a abastada viúva Nadejda von Meck. Ambos mantiveram correspondência íntima durante 14 anos, sob condição de jamais se conhecerem pessoalmente.
A biografia de Tchaikovsky foi marcada pelo sentimento de culpa com relação a uma homossexualidade que ele jamais admitiria publicamente. O compositor chegou até a contrair um breve e desastrado matrimônio com uma jovem e desequilibrada fã.
Durante muitos anos, a versão "oficial" da morte de Tchaikovsky era de que ele tinha morrido de cólera, depois de beber um copo de água não-fervida. Mas hoje acredita-se que o autor teria se suicidado com arsênico, por decisão de uma "corte de honra" formada por antigos colegas seus da Escola de Jurisprudência de São Petersburgo, que o condenaram ao suicídio para que sua conduta sexual não viesse a público.
Com um solo de oboé que, de tão conhecido, hoje virou até toque de celular, "O Lago dos Cisnes" foi o primeiro bailado de Tchaikovsky. A estréia, no teatro Bolshoi, em 1877, não foi bem recebida como também aconteceu com "O Quebra-Nozes", em 1872.


Texto Anterior: Pop: Lulu canta ambigüidades da música
Próximo Texto: Música: Avril Lavigne arrasta pais e filhos a show
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.