São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Discovery Home & Health e canal 605 da DirecTV estréiam programas; People+Arts exibe episódios brasileiros de "reality show"

Decoração ganha safra brasileira na TV paga

MARCELO BARTOLOMEI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Programa de decoração na TV paga nem é mais novidade. Porém, uma safra com pitadas brasileiras nas atrações chega à programação em novembro para regionalizar as produções e tentar aproximá-las dos espectadores.
Serão duas estréias -uma no Discovery Home & Health e outra no canal 605 da DirecTV-, além de episódios latinos e brasileiros do "reality show" "Enquanto Você Não Vem" (exibidos às quartas no People+Arts).
Os episódios latinos foram gravados em julho, um no México e outro na Colômbia. Já o nacional traz Lucélia Santos, 48, atriz-símbolo da novela "Escrava Isaura", que promove uma surpresa na sala da casa onde vive sua irmã Maria Cristina, 44, em Cotia.
"Eu nunca havia assistido a esse programa por causa da correria que é minha carreira. Consegui que minha irmã saísse para passar um final de semana em Campos do Jordão para que fossem feitas a reforma e as gravações", afirma a atriz, que não participou do projeto, tampouco ficou sabendo antes o que seria feito no ambiente.
No programa "Enquanto Você Não Vem" é assim: vale o elemento surpresa. Enquanto uma pessoa da família é convidada a sair numa viagem rápida de dois ou três dias, a equipe monta o projeto e reforma o cômodo escolhido para surpreender a dona da casa.
"Minha irmã adorou. Era uma incógnita até mesmo para mim. Eu tentei de todas as maneiras seduzir a produtora para me contar como ficaria a sala da Cristina, mas não consegui. Só entrei lá depois de pronto e quando começaram as gravações", conta Santos, que também não sabe precisar o custo da obra.
A temporada latina estréia no dia 2 de novembro, sempre às quartas, às 22h. Os episódios com Lucélia Santos serão exibidos nos dias 16 e 23 de novembro.
Já "Lar e Lugar", estréia do próximo dia 17 no Discovery Home & Health, será exibido às quintas, às 20h, em 12 episódios que mostram como melhorar o aspecto das casas visitadas. "Viver com estilo" é o lema da atração, que será apresentada por três especialistas das áreas de design de interiores, paisagismo e gastronomia.

História
Mas nem todos os programas pregam a possibilidade do "faça você mesmo". A nova safra sugere a consulta a um profissional e o resgate do artesanato e da história da arquitetura local.
Assim será o documentário de Izabel Jaguaribe, 37, para a DirecTV, que começará a ser gravado terça-feira no interior do Rio. "A Cor da Casa - Um Acervo de Casas e Gente do Brasil" surgiu a partir de documentários produzidos para a operadora, em São Paulo e no Rio, sobre a construção dos ambientes da Casa Cor, tradicional evento de decoração realizado em 14 cidades do país.
"Não vamos fazer mais uma revista eletrônica na TV. Será um programa sobre lições pessoais e vivências em suas casas, com aspectos que transformaram a moradia brasileira nos últimos anos, com o lado histórico e sociológico também", diz a cineasta, cuja credencial foi o documentário "Paulinho da Viola - Meu Tempo É Hoje" (2003).
Assim ela justifica o interesse pela casa de um pedreiro que mora na Cidade de Deus, subúrbio da zona oeste do Rio, que adapta o que constrói para seus clientes em sua própria casa.
A série será dividida em três, com exibições marcadas para dezembro, janeiro e fevereiro. "Dentro" quer mostrar a influência brasileira na decoração de interiores, com o uso de objetos antigos e artesanato genuinamente nacional. "Fora", o segundo episódio, quer mostrar como o design internacional influencia na decoração praticada no país.
Já o terceiro, "No Meio", vai mostrar uma mistura de estilos e soluções criativas encontradas numa pesquisa que ocorre há cerca de dois meses.
As imagens serão intercaladas com depoimentos de profissionais da arquitetura e decoração no país. A designer Patrícia Quentel, 49, uma das organizadoras da Casa Cor Rio e produtora da série, disse que interessante é lançar outro olhar sobre a decoração. "Queremos ver como é o comportamento de quem vive na casa e como a pessoa interage com a decoração", diz.


Texto Anterior: Animação: Odeio fazer "South Park", confessa criador do desenho
Próximo Texto: 29ª Mostra de Cinema: "Tudo o que é proibido todo mundo gosta"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.