São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Singular figura do vagabundo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É um mistério a razão por que certos cineastas acertam tanto em alguns filmes e depois nunca mais. Hugo Carvana não fez apenas uma comédia inspirada em "Vai Trabalhar Vagabundo" (Canal Brasil, 20h).
O tipo que criou representava, em 1974 (auge da ditadura e da repressão), uma aspiração de liberdade: um malandro completamente alheio aos ideais de grandeza nacional e progresso individual tão difundidos naquela época.
Mas havia também, mais de uma década após o Rio deixar de ser capital da República, o réquiem de um espírito (crítico, entre outras) que só uma capital como o Rio poderia alimentar. Certo, "Bar Esperança" também tinha esse espírito de investigação. Depois, parece que os filmes de Carvana só existem para dizer que existem.

TV ABERTA

O Segredo dos Andes
Record, 14h.
(The Secret of Andes). EUA,1999, 105 min. Direção: Alejandro Azzano. Com David Keith. Filha de um arqueólogo viaja até os Andes, onde acaba ajudando o pai a descobrir um antigo disco mágico.

Nossa Querida Babá - O Conto de Fadas Continua
Globo, 15h45.
(Au Pair 2). EUA, 2001, 97 min. Direção: Mark Griffiths. Com Gregory Harrison, Heidi Lenhart, Jake Dinwiddie, Katie Volding. Depois que a babá Jenny conquista o coração do patrão e dos filhos -ainda no primeiro filme-, tudo está pronto para o casamento. Mas o patrão enfrentará uma série de problemas com os filhos de seu sócio, que se interpõem entre ele e seu futuro casório. Comédia feita para TV.

Prova de Vida
SBT, 22h30.
(Proof of Life). EUA, 2000, 135 min. Direção: Taylor Hackford. Com Meg Ryan, Russell Crowe, David Morse. Engenheiro em um país latino-americano, Morse é seqüestrado por rebeldes. Diante da pedida alta que fazem, sua firma envia um negociador (Crowe) ao local. Que negocia muito bem, em particular com a mulher do engenheiro.

Intercine
Globo, 1h21.
Na terça, passa o mais votado pelos espectadores entre "Lolita" (1997, de Adrian Lyne, com Jeremy Irons, Dominique Swain, Melanie Griffith) e "Rios Vermelhos" (França, 2000, de Mathieu Kassovitz, com Jean Reno, Vincent Cassel, Dominique Sanda).

A Melhor Defesa É o Ataque
SBT, 3h30.
(Best Defense). EUA, 1984, 93 min. Direção: Willard Huyck. Com Dudley Moore, Eddie Murphy, Kate Capshaw. Disquete da KGB com revolucionário invento cai em mãos de criador fracassado de equipamentos bélicos. Ele pensa que é sua grande chance na vida. Mas as confusões virão. E não serão só confusões referentes ao fato de o filme ser uma comédia. Filme mal dirigido. Dudley Moore é pouco engraçado, como quase sempre, e Murphy não salva os móveis.

Até que a Fuga os Separe
Globo, 3h35.
(Life). EUA, 1999, 108 min. Direção: Ted Demme. Com Eddie Murphy, Martin Lawrence. Condenados à prisão perpétua, dois criminosos, um negro e outro sulista descobrem, na cadeia, o valor da vida e da amizade. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Bolívia Urgente! Cocaleiro x Coca Light!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.