São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Os sem-teto da avenida Paulista foram para a Sumaré

Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
Meninos que viviam sob o viaduto da av. Paulista, em SP


Lembra dos sem-teto que vivam sob o viaduto da avenida Paulista, expulsos dali por rampas antimendigo construídas pela Prefeitura de São Paulo? Quem se incomodava com a situação aplaudiu a iniciativa: depois de muita polêmica, o lugar está devidamente concretado e, enfim, desabitado.
 

A quem possa interessar: os meninos que ali viviam não desapareceram do mapa como num passe de mágica. Migraram, obviamente, para outro lugar da cidade. Estão debaixo de outro viaduto. Dessa vez, é o da avenida Sumaré, sob a estação de metrô que leva o nome do bairro.
 

São cerca de 20 sem-teto, a maioria meninos, e, segundo os próprios, todos menores de idade. Eles chegaram de mala e cuia: colchões com estampas da Turma da Mônica, roupas guardadas em um carrinho de supermercado e vasilhas para tomar banho em uma bica, onde também bebem água. À coluna, pediram cobertores, mais roupas, comida, material para ler e para brincar.
 

O viaduto, dizem eles, protege do sol escaldante. Difícil é quando começa o temporal. Na semana passada, como a chuva caía enquanto ventava muito, os jovens se molharam. As roupas e os colchões ficaram encharcados. Eles dizem viver de pedir esmola e da ajuda de ONGs que entregam, vez ou outra, um prato de comida.
 

A vizinhança, afirmam, é tranqüila. A poucos metros, em outro viaduto, moram outros cinco sem-teto. O sonho de todos é ter uma casa. O medo: "E se a prefeitura expulsar de novo?"

ALINHAMENTO
Uma das primeiras providências que Carlos Jereissati tomou, ao assumir a presidência do conselho da Telemar no rodízio anual do comando da tele, foi chamar a FSB, uma das quatro grandes assessorias de imprensa do país. A empresa deve auxiliar na reestruturação da área de comunicação e de marketing.
 

A FSB é parceira de comunicação de Daniel Dantas. Carlos Jereissati e Dantas sempre estiveram em campos opostos dos negócios. Pelo menos até agora.

CHINA E PLANALTO
Empresários reunidos no Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) esperam um ano morno para os negócios. Têm duas preocupações: concorrência com produtos chineses e planos para a economia dos candidatos à Presidência -quem se comprometer de fato com a redução de juros e com uma taxa de câmbio mais favorável às exportações vai ter o voto dos empresários.

MELHORES AMIGOS
Empresários do interior que integram o chamado Eixo Castelo Branco de São Paulo se reúnem hoje no Ciesp para criar agência de desenvolvimento da região. As empresas, até então concorrentes, decidiram se unir para crescer e desenvolver as áreas onde estão instaladas.

PINGÜIM TROPICAL
O premiado roteirista francês Michel Fessler, co-autor do roteiro do documentário "A Marcha dos Pingüins", vem ao Brasil em março para ser um dos consultores do Laboratório Sesc Rio de Roteiros para Cinema.
 

O evento terá ainda o brasileiro Bráulio Mantovani e a atriz, roteirista e despedaçadora de corações francesa Julie Delpy.

FAMÍLIA DÓ-RÉ-MI
A Prefeitura de São Paulo desapropria hoje o prédio do Conservatório Dramático e Musical, na avenida São João, no centro da cidade. A construção, de 1895, passará a abrigar a escola de música do Teatro Municipal.

ECOS DO SPFW
* Michelle Alves, da abertura de "Belíssima", está com a agenda tão cheia que nem carro pega mais. Saiu da Bienal no sábado e foi de helicóptero ao aeroporto, onde embarcou para Paris para os desfiles de alta costura;
* Cristina Franco, jornalista que foi referencial de moda nos anos 80 e 90, voltou à ativa na SPFW pelas mãos do amigo André Lima: ela assinou o styling do estilista no sábado. "Estou casada com um paraense e moro em Salvador. Meus filhos casaram e agora quero diminuir o ritmo de trabalho", diz. "Mas jornalismo é que nem malária, sempre volta. Quem sabe?"
* Taxistas também tiveram de se aprumar na Bienal -aqueles que não estavam com roupa "social" eram proibidos de entrar no parque do Ibirapuera para levar e trazer fashionistas;
* "Estou até gasta de tanto que fui fotografada", desabafou Costanza Pascolato. Ela pode.

VASCONCELÂNDIA
A primeira parte da cine-instalação "Eletriczganzerland", baseada na obra do cineasta Rogério Sganzerla, será inaugurada no dia 15 do mês que vem, na Suíça. A intenção do artista plástico Fabio Delduque e da atriz Helena Ignez, viúva do diretor, é que a mostra seja itinerante, viaje por cidades européias e também pelo Brasil.

LOVE STORY
Durou exatas 13 horas o aniversário de 32 anos da top Kate Moss, no Hotel Ritz de Paris, no último sábado.
SÉRGIO DÁVILA (interino)
@ - sdavila@folhasp.com.br

@ - bergamo@folhasp.com.br
COM DANIEL BERGAMASCO E FÁTIMA FERNANDES


CURTO-CIRCUITO

O Jockey abriga hoje o lançamento do guia "Golden Book São
Paulo Life" e a abertura da mostra de Gregório Gruber.
A mostra "Viaje por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci", que
já passou por SP, chega ao Rio de Janeiro no dia 25.
O Memorial da América Latina homenageia São Paulo amanhã,
com concerto e filme a partir das 17h.
Aniversários na cidade: Claudia Costin celebra hoje e o restaurante
Massimo (alameda Santos) comemora amanhã.


Texto Anterior: "Getz/Gilberto" vem com bônus
Próximo Texto: Exposição/Crítica: Márcia X. explora possibilidades múltiplas do erotismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.