São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2000


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FILMES E TV PAGA

EU E A MÁFIA
Bandeirantes, 13h.
   (Me and the Mob). EUA, 1994, 93 min. Direção: Frank Rainone. Com Sandra Bullock, James Lorinz, John Costelloe. Jovem escritor sem editora entra para a Máfia, disposto a encontrar uma grande história para contar. Logo descobre que as coisas são bem mais difíceis do que poderia imaginar. Comédia cuja sobrevivência se deve sobretudo ao nome de Sandra Bullock, que ficou conhecida por "Velocidade Máxima", de 1994, e pelo seu ostracismo posterior.

BLACK BEAUTY - O POTRO NEGRO
Rede TV!, 13h.
  (Black Beauty). Alemanha/Inglaterra/ Espanha, 1971, 105 min. Direção: James Hill. Com Mark Lester, Walter Slezak Jovem se esforça para recuperar seu cavalo, que passa de mão em mão durante o filme. O enredo é fraco, e o elenco também não ajuda.

AS AVENTURAS DE GOLDY, O URSO TRAVESSO
SBT, 14h15.
   (The Magic Golden Bear). EUA, 1994, 105 min. Direção: John Quinn. Com Cheech Marin, Mr. T, Bonnie Morgan. Mágico tenta se apossar do ursinho que faz a alegria de uma menina e, por extensão, de sua família. Infantil.

OS GOONIES
Globo, 15h35.
   (The Goonies). EUA, 1985, 115 min. Direção: Richard Donner. Com Sean Astin, Josh Brolin. Com os prédios de seu bairro às vésperas da demolição, grupo de garotos descobre um mapa do tesouro e, com ele, a hipótese de preservar suas casas. À moda de Donner: não se completa.

O PREÇO DA TRAIÇÃO
Bandeirantes, 21h55.
   (Mulholland Falls). EUA, 1995, 106 min. Direção: Lee Tamahori. Com Nick Nolte, Melanie Griffith, Chazz Palminteri. Nos anos 50, Nick Nolte é o comandante de um esquadrão de elite da polícia cuja característica é fazer suas próprias leis. Os problemas começam quando uma ex-namorada de Nick é assassinada. Pior: há no pedaço um voyeur que registrava a intimidade da moça e agora ameaça divulgá-la. Pior ainda: Nick é casado. Mas ainda nem tudo de mau terminou: Nick descobre que ela foi assassinada por deter segredos demais sobre assuntos nucleares. Agora, a ira dos responsáveis por sua morte tende a abater-se sobre ele. Policial recebido com muitas reservas ao roteiro e à direção. Em resumo, o que existe a ver é o elenco.

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE MARILYN MONROE
Record, 22h15.
   (Norma Jean and Marilyn). EUA, 1996, 135 min. Direção: Tim Fywell. Com Mira Sorvino, Ashley Judd, Lindsay Crouse. O título original diz mais sobre o filme do que o brasileiro, já que o filme se constrói sobre a dualidade Norma Jean (Judd)/ Marilyn Monroe (Sorvino). A segunda é a famosa atriz. A primeira, a garota pobre, sofrida e ambiciosa que, mais tarde, mudaria de nome para se tornar a deusa do cinema que todos conhecem. E, por mais que Marilyn brilhe, Norma Jean (seu passado) irá atormentá-la. A produção é para TV a cabo. É digna, segundo comentaristas norte-americanos, e tem Mira Sorvino, um ponto a favor.

MALANDROS DE RUA
Rede TV!, 23h.
  (Street Smart). EUA, 1987, 96 min. Direção: Jerry Schatzeberg. Com Cristopher Reeve, Morgan Freeman. Jornalista (Reeve) ameaçado de demissão inventa uma reportagem sobre o submundo da prostituição. A polícia pensa que a história é verdadeira e que o repórter pode ajudá-la a conseguir provas contra um suspeito de assassinato (Freeman).

INTERCINE
Globo, 0h45.
Novamente, duas reprises estão na disputa pela exibição: "Taxi Driver -Motorista de Táxi" (1976, de Martin Scorsese, com Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd, Harvey Keitel) e "Eddie, Ninguém Segura Esta Mulher" (1996, de Steve Rash, com Whoopi Goldberg, Dennis Farina).

CAMINHO DAS PEDRAS
Globo, 2h55.
    (A Home of Our Own). EUA, 1993, 107 min. Direção: Tony Bill. Com Kathy Bates, Edward Furlong. Rica e educada, mulher (Bates) torna-se pobre com a morte do marido. Com os filhos, deixa Los Angeles, vai para o interior e trilha o caminho acima citado. Não é a pedreira que se poderia esperar. O elenco forte ajuda.

TV PAGA

Madonna no mundo de Abel Ferrara

da Redação

A exibição de "Olhos de Serpente" (Cinemax, 22h45) nos joga nesse terreno instável, que é o de Abel Ferrara.
Tudo é instável. Temos personagens divididos entre o cristianismo e a droga. Temos uma superstar (Madonna) num filme quase underground.
Não é de espantar que a própria noção de realidade dos personagens seja abalada ao longo do filme, que diz respeito a um diretor de cinema fazendo um filme, com suas angústias e mesmo desespero.
É verdade que daí não resulta um filme excepcional, mas cheio de desigualdades, como é frequente em Ferrara, ele também personagem ambíguo, que parece por vezes menosprezar seu enorme talento. (IA)



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