São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estranha no ninho assume Balé da Cidade de SP

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A bailarina e coreógrafa Lara Pinheiro reconhece que sua presença à frente do Balé da Cidade de São Paulo pode, num primeiro momento, causar estranhamento. A artista, que assumiu na semana passada a direção da companhia de dança subsidiada pelo município, tem carreira ligada à performance e a companhias pequenas, como o grupo Terceira Dança.
Aos 42 anos, Lara é a 15ª diretora do Balé da Cidade e apenas a segunda (o primeiro foi Rui Fontana Lopes) a não ter sido intérprete do grupo, fundado em 1968. Apesar disso, aparentemente ela já está à vontade na sala da direção que até o início do mês era ocupada por Mônica Mion, que comandou a companhia na última década.
Ali, Lara falou à Folha sobre projetos, depois de um ano de 2009 marcado por cortes de verbas, poucos espetáculos e somente uma estreia.
"Minha missão é conduzir a companhia artisticamente para a maestria, tendo como foco o centenário do Teatro Municipal de São Paulo em 2011, que é a casa do Balé da Cidade", diz.
Lara, que desde maio de 2009 era assessora de dança do município, tem carta branca do secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, para dar uma turbinada na programação. Ela não fala em dinheiro, mas diz que as verbas serão liberadas de projeto em projeto.
Em julho, na Sala Olido, a companhia fará espetáculo que costura criações do "Exercícios Coreográficos", projeto que reúne trabalhos de seus bailarinos, agora com participação do Quarteto de Cordas da Cidade.
Em agosto, será feito espetáculo infantil em parceria com Pia Fraus. Em outubro, iniciam-se os ensaios de trabalho com o coreógrafo grego Andonis Foniadakis. Em dezembro estreia versão do balé "Giselle".
Ainda neste ano iniciam-se os preparativos para o principal projeto do centenário: um evento celebrando o Ballet do 4º Centenário, companhia marco da dança em São Paulo.
Dizendo que a escolha de seu nome para a direção faz parte do processo de transformação do Teatro Municipal em fundação, prevista para este ano, Lara contou que o cargo de assessor de dança do município deve ser extinto e que no lugar haverá núcleos para cuidar dos projetos na cidade. Também confirmou que o Municipal receberá em 2011 o Tanztheater de Wuppertal, de Pina Bausch.


Texto Anterior: Teatro/ "Vida": Espetáculo confirma qualidade de grupo teatral de Curitiba
Próximo Texto: Mostra paralela cresce com curadoria em festival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.