São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2010

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Mostra paralela cresce com curadoria em festival

GUSTAVO FIORATTI
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

Ainda não dá para dizer que deu certo. Mas a experiência de calcificar duas curadorias dentro do Fringe ao menos apontou uma saída coerente para o vale-tudo (tudo mesmo!) que, ano após ano, tem feito cair a qualidade da mostra paralela do Festival de Teatro Curitiba.
Nesta edição, o Fringe reuniu 370 peças, de artistas inscritos de várias regiões do país. O teatro Novelas Curitibanas, que abrigou seleção organizada pelo ator Chico Pelúcio, do grupo Galpão (MG), tornou-se praticamente um ponto de encontro. Trouxe peças com atores preparados, projetos de iluminação afinados, cenografias. Na programação, espetáculos como "John & Joe", do grupo Trama, de Belo Horizonte, e "De Como Fiquei Bruta Flor", com direção de Cibele Forjaz, de São Paulo.
A casa reúne até três montagens por dia. Algumas fazem duas sessões consecutivas, outras são apresentadas na rua, o que desafogou o tempo de preparação das equipes, com intervalos espaçados entre os espetáculos. A garantia de condições técnicas básicas não se repete em muitos outros espaços. No Solar do Barão, por exemplo, para apresentar "Os Cantos do Hotel", com poemas de Federico Garcia Lorca, o diretor Ivan Feijó, de São Paulo, enfrentou problemas com o equipamento de som oferecido pela casa, o que comprometeu sua primeira sessão.
Problemas como esse podem afastar artistas do mainstream de São Paulo e do Rio, segundo Beto Andretta, que faz outra curadoria dentro do Fringe, com programação circense. "É importante que o festival volte a atrair profissionais de peso para o Fringe. Mas para isso, eles precisam ter interesse em vir para o Fringe", avalia.
Andretta diz que muitos artistas selecionados por ele não teriam aceitado participar da mostra não fosse por um trabalho de convencimento. Ainda assim, ele avaliou a iniciativa do festival como positiva e diz que a organização do evento sinaliza para a ampliação das curadorias nas próximas edições.

O repórter GUSTAVO FIORATTI viaja a convite do Festival de Teatro de Curitiba

Leia sobre os bastidores do festival

www.folha.com.br/100821


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