São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Site aponta origem das cenas do filme

DO CRÍTICO DA FOLHA

O site de "W." apresenta um guia com suas fontes de pesquisa, em 82 tópicos relacionados a sequências do filme (www.wthefilm.com/guide).
Cada um dos artigos explica "onde eventos-chave e diálogos encontraram inspiração", de acordo com o texto de abertura. "Adicionalmente, quando liberdades criativas foram tomadas em benefício da narrativa, observações as indicam sempre que foi possível fazê-lo."
As imagens de Bush no campo de beisebol do Texas Rangers, que abrem "W." e retornam em outras ocasiões, são identificadas como uma "fantasia", embora "o tema do beisebol e o amor de Bush pelo esporte" funcionem "como linha temática que percorre o filme".
Um dos textos desse tópico aponta um tio de Bush, Herbert Walker, milionário de Wall Street que foi proprietário do time de beisebol New York Mets, como influência decisiva. O desejo de ser também dono de um time teria surgido ainda na infância, quando ele assistia aos jogos dos Mets na tribuna do tio.
De fato, ele se tornaria mais tarde o dono dos Texas Rangers, que lhe daria exposição pública fundamental para que se elegesse governador do Estado. "Nunca sonhei ser presidente, eu queria ser Willie Mays", diz Bush em outro texto, referindo-se a um jogador de beisebol.
Os demais tópicos trazem explicações sobre a recriação de episódios na juventude, como o ingresso em fraternidade da Universidade Yale, e de reuniões de governo em que foram tomadas decisões como a de invadir o Iraque para derrubar Saddam Hussein. (SR)


Texto Anterior: Crítica/"W.": Biografia de Bush oscila entre a irreverência e a solenidade
Próximo Texto: Filme discute o papel do jornalismo hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.