UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Chris von Ameln/Folha Imagem
Adriana Bittencourt se aconchegou nos pufes no lançamento da camisa que Ocimar Versolato criou para o Fome Zero, anteontem, em SP


Lupa

O Ministério da Previdência detectou, nas últimas semanas, uma movimentação extraordinária de empresas submetidas à fiscalização do INSS em São Paulo: elas estariam mudando seus endereços para o pólo industrial de Interlagos e Santo Amaro. O "fenômeno" causou estranheza, já que não haveria justificativa para tais mudanças.
 
O Ministério resolveu fazer uma devassa na gerência sul do órgão, para a qual foi nomeado um novo gerente.
 
As receitas geradas por essa regional do INSS, que em junho foram de cerca de R$ 360 milhões, respondem por 6,86% da arrecadação do país, de R$ 6 bilhões mensais. As empresas da cidade de São Paulo contribuem com 18% da arrecadação.

NO PAPEL
Luis Favre, marido da prefeita Marta Suplicy, depôs anteontem na Deatur, a delegacia de turismo, no inquérito em que foi acusado de participar de um "esquema" de empresas de ônibus em São Paulo. Gelson Camargo dos Santos (preso por estelionato e formação de quadrilha), que acusou Favre, não repetiu a história na frente do delegado. Favre também negou conhecê-lo. O inquérito agora vai para o Ministério Público.

JURAS
O vice-presidente da GM no Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, tentou garantir anteontem ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, ligado ao PSTU, que a empresa não dispensará os trabalhadores que concordarem em ficar em casa por seis meses, recebendo 80% do salário. Em outras duas oportunidades, a empresa adotou esse esquema e, diz ele, chamou todos os trabalhadores de volta a seus postos.

RUGAS
Ainda a Previdência: desembarca hoje em São Paulo Norman Sorensen, presidente do Principal Financial Group, que oferece previdência complementar para trabalhadores de pequenas e médias empresas dos EUA. Traz na bagagem uma pesquisa feita em 11 países sobre a confiabilidade no sistema complementar de Previdência. No Brasil, 73% responderam que é do governo a "grande responsabilidade" de garantir aposentadoria. Nos EUA, o percentual é de 24%.

CENÁRIO
A fazenda do empresário, industrial e ex-senador Pedro Piva deve receber Ana Paula Arosio no final de outubro, quando começam as externas da minissérie "São Paulo, um Só Coração", da TV Globo. Piva abre as portas do lugar pela primeira vez desde que a comprou de Yolanda Penteado, protagonista da história que está sendo escrita por Maria Adelaide Amaral.
 
A fazenda, que ainda se mantém preservada, fica no município de Leme, a 189 quilômetros de São Paulo. Yolanda recebeu nas salas e nos oito quartos dela grandes nomes da indústria, das artes plásticas e do cinema, como o ator Errol Flynn.

AREIA BRANCA
A atriz Paula Burlamaqui também está na "fila" para conseguir apoio da família Sarney, do Maranhão, para seu filme, "Meteoro". Paula, que é produtora associada do longa, quer estrutura para filmar nas deslumbrantes dunas dos Lençóis Maranhenses.
 
Guilherme Fontes, diretor de "Chatô", e Andrucha Waddington, com "Casa de Areia", também já procuraram a família para filmar por lá.

ESCRAVO
A primeira-dama, Marisa da Silva, ficou ansiosa ao se ver sozinha com os produtores e atores do filme "O Caminho das Nuvens", exibido anteontem no cinema do Alvorada -Lula chegou quase 40 minutos atrasado. "É todo dia assim. Pior é que essa "batida" vai durar quatro anos, e sem direito a férias", disse ela aos produtores. "Isso é trabalho escravo", devolveu o produtor Luiz Carlos Barreto.
 
A atriz Amy Irving, que veio dos EUA só para conhecer Lula, e seu marido, Bruno Barreto, convidaram o casal presidencial para uma temporada em Nova York. Eles pretendem oferecer uma recepção a Lula na cidade.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES, ALVARO LEME E JOÃO LUIZ VIEIRA

CURTO-CIRCUITO

O designer Luciano Cury vai representar o Brasil na Conferência Internacional sobre Produção e Criação de Imagens, em Hong Kong. Embarca hoje, a convite do governo de lá.
É hoje o lançamento do disco do jazzista canadense Jean Pierre Zanella, às 21h, no teatro Alfa.
O pianista israelense Assaff Weisman faz concerto hoje, no teatro do Centro da Cultura Judaica, no Sumaré, às 20h30.
O livro "Vozes do Brasil", da jornalista Patricia Palumbo, será lançado hoje, a partir das 19h, na Fnac de Pinheiros.
Thereza Collor promove a partir de hoje liquidação em sua loja, a The, especializada em prêt-à-porter de luxo e alta-costura.


Texto Anterior: "Extermínio": Boyle não traz nada de inédito, apesar da nova roupagem
Próximo Texto: Cinema: Lula acolhe safra nacional com aperitivos e humor
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.