São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Woody Allen encontra Fellini

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando lançou "Memórias" (Film & Arts, 10h), em 1980, Woody Allen já brincava de grande autor, embora ainda tivesse muito o que acertar (e errar) pela frente. Afinal, ele vinha de duas obras-primas, "Manhattan" e "Annie Hall", e buscava vida para além da comédia, com o pastiche de Bergman em "Interiores".
Com "Memórias", Allen exacerbou essa aspiração ao cinema de arte, mas é como se visse um certo ridículo nessa busca, na identificação com o Fellini de "Oito e Meio". Se, na superfície, temos apenas um comediante se fazendo passar pelo seu herói, vemos também um momento de transição, um respiro antes de seu mergulho (naufrágio?) com Mia Farrow na década que se iniciava. O mestre italiano da vez ainda dá as caras hoje em "Roma de Fellini" (Telecine Classic, 14h50).

TV ABERTA

Contrato para a Eternidade
Record, 14h.
(Deal of a Lifetime). EUA,1999, 95 min. Direção: Paul Levine. Com Kevin Pollak, Michael Goorjian, Jennifer Rubin. Jovem apaixonado por uma garota acha que deve fazer tudo para conquistá-la, inclusive vender a alma. Ou seja: a situação está exatamente como o Diabo gosta. Daí para uma comédia besta é um passo.

Zamora, um Amor de Gorila
Globo, 15h45.
(Mom Can I Keep Her?). EUA, 1998, 90 min. Direção: Ed Raymond. Com Gil Gerard, Kevin Dobson. Garoto entrando na adolescência tem os problemas habituais dos personagens de filme de sua idade: problemas com a madrasta, pai indiferente, vai mal na escola. Pior será quando ele decide levar para casa uma gorila, sua nova e grande amiga. Ed Raymond é nome de guerra de Fred Olen Ray.

Intercine
Globo, 1h50.
Para quarta, a escolha possível é entre dois inéditos: "Descobrindo o Passado" (2000, de Michael M. Robin, com Linda Hamilton, Kyle Secor) e "Seduzidas para a Morte" (1999, de Damian Harris, com Ellen Barkin, Wendy Crewson).

Marujos do Amor
SBT, 2h40.
(Anchors Aweigh). EUA, 1945, 139 min. Direção: George Sidney. Com Frank Sinatra, Gene Kelly, Kathryn Grayson. Dois marinheiros ajudam uma dançarina e uma cantora que batalham suas carreiras em Hollywood. OK, mas este musical da Metro ficou famoso mesmo foi pelo balé em que se encontram Gene Kelly e Jerry (da dupla Tom e Jerry). Mesmo visto hoje, esse balé que reúne homem de verdade e desenho animado não é sopa: Jerry se mostra um dos poucos dançarinos à altura de contracenar com Kelly sem passar vergonha ou perder o estilo.

Um Trapaceiro Genial
Globo, 3h55.
(Fast Getaway). EUA, 1991, 86 min. Direção: Spiro Razatos. Com Corey Haim, Cynthia Rothrock, Leo Rossi. Adolescente e pai fazem dos assaltos a bancos uma atividade lúdica e familiar. Após a prisão do pai, o problema da família será libertá-lo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Palófi cria o Dia do Fifo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.