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CRÍTICA
O dub finalmente encontra o Brasil
GUILHERME WERNECK
EDITOR-ADJUNTO DA ILUSTRADA
Não é de hoje que o dub avança sobre a música brasileira.
"Selvagem!", dos Paralamas do
Sucesso, lá em 86, já trazia uma
versão dub para o sucesso "Melô
do Marinheiro". Mas é a partir
dos anos 90 que o dub entra de
vez no mapa do Brasil, contaminando decisivamente o mangue
beat, a eletrônica e, obviamente, o
reggae, seu pai direto.
Faltava, contudo, um grande
disco de dub com músicas brasileiras. Agora Mad Professor, um
dos principais renovadores do estilo que nasceu nos estúdios da Jamaica no fim dos anos 60, coloca
suas mãos sobre "Tranqüilo!".
O disco original de Marcelinho
da Lua era marcado por misturas
inusitadas de eletrônica -sobretudo o drum'n'bass- com os
mais diferentes tipos de música,
de clássicos da MPB, como "Cotidiano", de Chico Buarque, e "Refazenda", de Gilberto Gil, ao rap
cubano de "Que Côsa Fuera", que
emprestava o refrão de "La Maza", canção do papa da "nueva
trova" cubana Silvio Rodrigues.
A arte de Mad Professor é conseguir manter as peculiaridades
de cada uma das faixas originais,
ainda que dispersas nas viagens
vaporosas do dub. Retrabalhadas
em estúdio, as faixas de "Tranqüilo!" têm o baixo e a bateria realçados. Os vocais e instrumentos são
picotados e passam a dividir a
atenção com efeitos e muita reverberação. E essa é toda a graça.
In a Dubwise Style
Artistas: Mad Professor e Marcelinho da Lua
Lançamento: Deckdisc
Quanto: R$ 25, em média
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