São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

O dub finalmente encontra o Brasil

GUILHERME WERNECK
EDITOR-ADJUNTO DA ILUSTRADA

Não é de hoje que o dub avança sobre a música brasileira. "Selvagem!", dos Paralamas do Sucesso, lá em 86, já trazia uma versão dub para o sucesso "Melô do Marinheiro". Mas é a partir dos anos 90 que o dub entra de vez no mapa do Brasil, contaminando decisivamente o mangue beat, a eletrônica e, obviamente, o reggae, seu pai direto.
Faltava, contudo, um grande disco de dub com músicas brasileiras. Agora Mad Professor, um dos principais renovadores do estilo que nasceu nos estúdios da Jamaica no fim dos anos 60, coloca suas mãos sobre "Tranqüilo!".
O disco original de Marcelinho da Lua era marcado por misturas inusitadas de eletrônica -sobretudo o drum'n'bass- com os mais diferentes tipos de música, de clássicos da MPB, como "Cotidiano", de Chico Buarque, e "Refazenda", de Gilberto Gil, ao rap cubano de "Que Côsa Fuera", que emprestava o refrão de "La Maza", canção do papa da "nueva trova" cubana Silvio Rodrigues.
A arte de Mad Professor é conseguir manter as peculiaridades de cada uma das faixas originais, ainda que dispersas nas viagens vaporosas do dub. Retrabalhadas em estúdio, as faixas de "Tranqüilo!" têm o baixo e a bateria realçados. Os vocais e instrumentos são picotados e passam a dividir a atenção com efeitos e muita reverberação. E essa é toda a graça.


In a Dubwise Style
   
Artistas: Mad Professor e Marcelinho da Lua
Lançamento: Deckdisc
Quanto: R$ 25, em média



Texto Anterior: Música: Da Lua passa pelas mãos de Mad Professor
Próximo Texto: "A Grand Don't Come for Free": Poeta juvenil, Mike Skinner conta histórias de adolescentes comuns
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.