São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"A Todo Volume"

Guitarra costura três gerações de músicos

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"É algo curioso: não sei por que, damos muito valor à guitarra, mas não falamos de clarinete, trompete ou outros instrumentos do tipo. A guitarra tornou-se muito popular. Mas achei o documentário interessante porque não é feito apenas de imagens de arquivo, mas traz guitarristas falando sobre guitarra."
Este é Jack White em recente entrevista à Folha, a respeito de "A Todo Volume", documentário em que se junta a The Edge (do U2) e Jimmy Page (Led Zeppelin) para comentar a relação estreitíssima que possuem com a guitarra. A princípio, "A Todo Volume" parece filme feito especialmente para músicos e amantes da guitarra. Talvez eles se interessem mais, mas o documentário é didático e curioso o suficiente para manter o interesse. Mas nada disso.
Davis Guggenheim costura as histórias do três músicos com cenas de apresentações e uma divertida sessão em que tocam músicas relacionadas a cada um deles (como "I Will Follow", do U2). O diretor leva o trio para diversos locais que influenciaram suas músicas e que tiveram papel importante em suas vidas.
The Edge, por exemplo, visita uma escola da infância e relembra como formou o U2. Já Jimmy Page revisita o local onde foram realizadas grande parte das gravações do mítico disco "Led Zeppelin 4". Guitarristas de três gerações distintas (Page, dos anos 1960/1970; The Edge dos 1980; White dos 2000), eles se reúnem para contar suas inspirações, o modo como compõem, as relações com a guitarra.
Outro filme com temática pop é "All Tomorrow's Parties", documentário que empresta seu nome do relevante festival de música. O All Tomorrow's Parties foi criado em 1999 para funcionar com um contraponto aos eventos corporativos.
Todo ano, os organizadores do ATP escalam um músico ou personalidade para fazer a curadoria do evento -no ano que vem, a perna britânica (há uma nos EUA) está marcada para dois fins de semana de maio e ficará sob responsabilidade do "simpson" Matt Groening e da banda americana Pavement.
Neste filme, o diretor Jonathan Caouette fez uso de um sistema colaborativo, reunindo imagens feitas pelo público e por músicos que já passaram pelo evento. Há ainda entrevistas com artistas como Animal Collective, Portishead e Nick Cave. O documentário será exibido na quinta-feira, às 21h40, no Unibanco Arteplex, e em outros três dias e locais.


A TODO VOLUME

Quando: hoje, às 18h10, no Reserva Cultural, amanhã, 20h30, na Cinemateca e em outros quatro dias e locais de exibição
Avaliação: bom
Classificação: 12 anos




Texto Anterior: 33ª Mostra de SP/Crítica/"Tom Zé Astronauta Libertado" e "Continuação": Personalidades de Tom Zé e Lenine contrastam em filmes
Próximo Texto: Crítica/ "35 Doses de Rum": Denis investiga relação de pai e filha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.