São Paulo, quarta, 25 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

ONTEM E HOJE
Bandeirantes, 13h05. (Out of Time). EUA, 1988, 93 min. Direção: Bob Butler. Com Bruce Abbot, Bill Maher, Leo Rossi. Policial misturado a ficção científica sobre criminoso que foge do ano 2088 em máquina do tempo (roubada) e viaja até 1988. É perseguido por um tira que tenta se acostumar ao estranho tempo em que foi projetado. Ontem e anteontem.

CHIPS - O CÃO DE GUERRA
SBT, 13h25.
(Chips, The War Dog). EUA, 1989, 91 min. Direção: Ed Kaplan. Com Brandon Douglas, William Devane, Ned Vaughn. Produção da Disney que trata de um programa de treinamento de cães, durante a Segunda Guerra. O plot gira em torno de um recruta com pânico de cachorros, designado para treinar um pastor alemão. Diversão familiar feita para TV a cabo, que é no mínimo respeitada pelos comentaristas norte-americanos.

A MULHER DO CHEFE
Globo, 14h55.
(The Boss' Wife). EUA, 1986, 81 min. Direção: Ziggy Steinberg. Com Daniel Stern, Arielle Dombasle, Christopher Plummer. Puxa-saco introduz-se na intimidade do chefe. E um pouco mais: na da mulher do chefe.

AMOR E BALAS
CNT/Gazeta, 21h30.
(Love and Bullets). EUA, 1979, 100 min. Direção: Stuart Rosenberg. Com Charles Bronson, Jill Ireland, Rod Steiger. Agente do FBI tem de proteger garota de programa contra o ex-namorado da moça, um temível gângster. E depois acontece tudo que você está imaginando desde agora.

MAX E JEREMIE: PARCEIROS EXPLOSIVOS
Bandeirantes, 21h40.
(Max et Jeremie). França, 1992, 113 min. Direção: Claire Devers. Com Christopher Lambert, Philippe Noiret, Jean-Pierre Marielle. Max (Noiret) é um velho matador que, após 30 anos de serviços eficientes, deve ser eliminado pelo jovem gângster Jeremie (Lambert). Mas os dois se tornam amigos e tratarão de, juntos, fugir ao poder da máfia local. Policial francês com bons atores (Lambert à parte) e, pelo menos, a oportunidade de ver um tipo diferente de elaboração.

INTERCINE
Globo, 23h40.
Para quarta, a emissora propõe ao espectador a escolha entre "Barcelona" (1994, de Whit Stillman, com Taylor Nichols, Chris Eigelman), "O Preço da Vaidade" (1995, de Peter Werner, com Sela Ward, Ron Silver) e "Um Sonho de Liberdade" (1994, de Frank Darabont, com Tim Robbins, Morgan Freeman).

SONHOS DE MENINA MOÇA
Bandeirantes, 2h.
Brasil, 1988, 93 min. Direção: Tereza Trautman. Com Tônia Carrero, Louise Cardoso, Marieta Severo, Jofre Soares. Reunião de família é ocasião para seus membros recordarem os 40 anos em que viveram numa velha mansão, que agora será demolida. O elenco forte (há ainda Selma Egrei, Zezé Motta, Xuxa Lopes) é o destaque.

UMA HISTÓRIA AMERICANA
Globo, 2h40.
(The Long Walk Home). EUA, 1990, 97 min. Direção: Richard Pearce. Com Sissy Spacek, Whoopi Goldberg. Quando começa o movimento negro anti-segregação no Alabama, nos anos 50, uma empregada doméstica (Goldberg) adere aos protestos e recusa-se a andar de ônibus, na parte reservada aos negros. Sua patroa (Spacek) começa, aos poucos, a entender suas dores e a se conscientizar do que há de absurdo no apartheid. Boas intenções e boas atrizes, antes de tudo.


TV PAGA
São Francisco por Rossellini

da Redação

O Eurochannel traz uma raridade de Roberto Rossellini, "Francisco, Arauto de Deus" (às 22h), um filme de 1950, de que Federico Fellini participou como co-roteirista.
Essa biografia de São Francisco de Assis é um filme sobre um católico, feito por um católico. Ainda assim, é improvável que venha a interessar somente a católicos ou crentes em geral.
Primeiro, porque o sistema de Rossellini, já em sua maneira de filmar, consiste em expor uma história ou situação e deixar o juízo à responsabilidade do espectador. Segundo, porque a obra desse autor é impregnada de uma espiritualidade e de um sentido moral que interessa a todos os homens, ou quase.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.