São Paulo, quarta, 25 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A CERIMÔNIA
Vencedores dão vexame

BIA ABRAMO
especial para a Folha, em Berkeley

A turma de "Titanic", além das 11 estatuetas, foi responsável pelos momentos mais constrangedores da cerimônia do 70º Oscar.
A começar por Kate Winslet, que nem tentou esconder uma indignação nada elegante quando Helen Hunt recebeu o prêmio de melhor atriz (e Leonardo DiCaprio nem deu o ar da sua graça).
Já o diretor James Cameron, além da falta de modéstia, inventou de pedir segundos de silêncio pelos homens, mulheres e criancas mortos no naufrágio do Titanic. Alguém poderia ter dito para ele que ar compungido não combina com US$ 1 bilhão...
Numa noite de poucas surpresas, textos ensaiados e uma certa falta de personalidade geral, o tom nostálgico predominou na festa da Academia. O ponto máximo de saudosismo foi o que Susan Sarandon apresentou como "a foto de família do Oscar", onde foram homenageados atores e atrizes, entre principais e coadjuvantes, que ganharam estatuetas ao longo da história dos 70 anos de Oscar.
Até na escolha do homenageado pelo conjunto da obra deste ano prevaleceu a imagem de uma Hollywood glamourosa e escapista: o diretor Stanley Donen, criador de musicais como "Cantando na Chuva" e "Sete Noivas Para Sete Irmãos", que agradeceu o Oscar entregue por Martin Scorsese e forneceu a "fórmula" para ganhar um Oscar: "Chame Ira Gershwin para fazer a música, Gene Kelly ou Fred Astaire para o elenco..."
O apresentador Billy Crystal, que fez várias piadas sobre Bill Clinton, repetiu a paródia do ano passado, apresentando um clipe em que ele "contracena" com os atores dos filmes concorrentes.
Depois que atores e atrizes desistiram dos discursos políticos, o único antídoto ao desfile de vaidade e discursos tolos é a ironia de Crystal.
De resto, só o genuíno entusiasmo de Jack Nicholson, que subiu ao palco pulando e abandonou seu sorriso cínico por alguns minutos ao ganhar seu terceiro Oscar, e o ar de mofa de Madonna ao anunciar a canção vencedora para salvar a noite do tédio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.