São Paulo, segunda-feira, 25 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão

Documentário

Diretor segue vida do rio São Francisco

DA REPORTAGEM LOCAL

O rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil, com 2.830 km de extensão, serve de tema para o veterano documentarista Mario Kuperman em "O Velho Chico Quer Nascer de Novo", que o SescTV apresenta hoje, às 18h30.
Sociólogo de formação e diretor de "Tropeiros", Kuperman discute a situação atual do Velho Chico por meio de depoimentos de moradores das regiões que o margeiam, além de belas imagens das múltiplas paisagens percorridas, como as das cidades pouco conhecidas de Januária e Buritizeiro.
Para não recorrer ao procedimento de enfocar sempre o entrevistado e a sua fala, o diretor usa apenas as suas vozes, exibindo imagens que se relacionam ou não com o que é falado.
Usado continuamente, o método cansa o espectador e faz com que o inusual seja apenas chato. E, apesar da câmera de Kuperman ser segura e extrair boas tomadas da paisagem natural e humana dos espaços percorridos, predomina ao final uma certa decepção.
Após a exibição de "O Velho Chico Quer Nascer de Novo", que integra a série Brasilianas do SescTV, composta por 28 filmes, o canal exibe "Somos a Floresta", do mesmo diretor, que costura uma analogia entre o mundo das plantas e do ser humano. (MG)


O VELHO CHICO QUER NASCER DE NOVO/ SOMOS A FLORESTA
Quando: hoje, às 18h30
Onde: SescTV
Classificação: não indicado para menores de 10 anos


Texto Anterior: Crítica: Média-metragem faz painel da improvisação poética
Próximo Texto: Crítica: Começo de "Cleópatra" é apaixonante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.