UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Rita Lee namora Beatles e Mutantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Vendido como "a consagração de Rita Lee na Argentina", o espetáculo que o canal pago Film & Arts exibe hoje à noite parece mais um show sereno da artista, oferecido em novembro de 2002 a um público também sereno em Buenos Aires.
A tônica é o show "Bossa'n'Beatles", baseado no repertório de "Aqui, Ali, em Qualquer Lugar" (2001), em que Rita se dedicou a reinterpretar e/ou traduzir para o português clássicos dos Beatles.
Entre um sucesso beatle e outro, ela faz a canastrona e canta "Besame Mucho", fala, arranha o "portunhol" e esbanja críticas veladas a personalidades brasileiras como Pelé ("Que nunca assume paternidade nenhuma").
A vítima preferencial, no entanto, é a loura Xuxa, que já viveu aventuras e desventuras em turnês pela América Latina.
Primeiro, Rita Lee estranha a casa lotada de seu show e pergunta: "Não estão me confundindo com Xuxa?". Depois, entra fantasiada de loura sensual -mas com um nariz de palhaço plantado no meio da face.
Apresenta-se como Xuxa, fazendo a voz infantil de sua personagem Gungun, fala tolices e emenda com uma canção dos Mutantes. O público argentino assusta Rita ao aplaudir a simples menção ao nome do conjunto tropicalista. E ela vai de "Panis et Circensis", de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Os Mutantes voltam, tácitos, em "Lucy in the Sky with Diamonds", que se revela prima mais velha de "Panis et Circensis" e explica afinal a razão de ser do show "Bossa'n'Beatles".
A psicodelia dos Beatles pós-1966 era matriz para a reinvenção do rock brasileiro pelos Mutantes dois anos depois, também pelo filtro psicodélico.
Ao cantar Beatles meio contrariada, Rita pesquisa seu passado histórico nos Mutantes -e é entendida por brasileiros, argentinos e até pelos ETs evocados em sua incrível performance ao Theremin, em "Alô, Alô, Marciano".
A contrariedade permanece. Mas a própria Rita diz: "Ah, esta aqui é linda", antes de cantar "All My Loving". Rita-Gungun conhece a própria beleza.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Ao Vivo no Luna Park    
Artista: Rita Lee
Quando: hoje, às 22h, no Film & Arts



Texto Anterior: Festival é "invadido" por "moscas"
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A grande lição do Moniz Vianna
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.