São Paulo, sábado, 25 de julho de 2009

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Análise

Ministério da Cultura adere ao marketing

DA REPORTAGEM LOCAL

Comumente chamado de "esquerda do governo Lula" e lugar mais de ideias que de ações, o Ministério da Cultura teve seu momento de reconhecimento governamental. Desde o projeto de criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual), em 2003, trazido a público pelo MinC e engavetado pelo governo, o que sai da pasta tende a ser recebido com certa desconfiança -como se nada garantisse que aquilo que o MinC diz seja política de governo.
O tom do evento do Vale-Cultura indica que, ao contrário do que imaginam alguns, as falas do ministro Juca Ferreira não estão descoladas do Planalto. A pompa da noite, por outro lado, mostra que, depois de alguns "pitos" públicos, o MinC entendeu que, para fazer valer suas ideias, é preciso embalá-las para consumo. Para quem acompanhou as trapalhadas à época da Ancinav -que rendeu ao MinC acusações de stalinismo-, a cerimônia de anteontem na Fecomercio soou a megaevento.
Ficou também a sensação de que o discurso presidencial foi pensado como recado: a Lei Rouanet será, sim, modificada, e o empresariado terá de meter a mão no bolso. (APS)


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