São Paulo, sexta-feira, 25 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Evento celebra diretores
Beato é homenageado em mostra no Memorial

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O diretor de fotografia de cinema Affonso Beato é um dos homenageados na mostra de vídeo do Memorial da América Latina, evento que comemora o mês internacional da fotografia.
"Cara a Cara" (68), o primeiro longa de Júlio Bressane, será exibido hoje e é o primeiro filme fotografado por Beato. No dia 30, é a vez de "Tudo sobre Minha Mãe" (99), de Pedro Almodóvar.
Com 37 anos de profissão, o carioca Beato, 59, ganhou popularidade como diretor de fotografia de filmes feitos no Brasil, nos EUA e na Europa. Segundo ele, a direção de fotografia de cinema é uma profissão pouca conhecida do público, que acaba atribuindo os méritos do filme ao diretor.
"O diretor e o roteirista criam uma história, o cenógrafo e o diretor de arte criam o ambiente e fazem a história ficar bonita. E, para que tudo vire cinema, tem de passar pelo diretor de fotografia."
Beato trabalha mais de 16 horas por dia e praticamente não faz mais do que um filme por ano. No resto do tempo, filma comerciais e clipes para a televisão.
Ele estudou pintura na Escola de Belas Artes e no Museu de Arte do Rio, preferindo fixar seus estudos nas teorias da pintura.
Amigo e discípulo do diretor de fotografia Ricardo Aranovitch, foi convidado para ser seu assistente em "Os Fuzis", de Ruy Guerra, em 1963. Depois, trabalhou em "Macunaíma" (69), de Joaquim Pedro de Andrade, e em "Pindorama" (70), de Arnaldo Jabor. No ano passado, dirigiu a fotografia de "Orfeu", de Cacá Diegues. Nos EUA, fez mais de dez filmes com Jim McBride, entre eles: "Ajuste de Contas" (86), "A Fera do Rock" (89) e "Risco de Vida" (92).
Beato conta que foi apresentado a Pedro Almodóvar por Chema Prado, diretor da cinemateca espanhola. Fez, então, "A Flor do meu Segredo" (95), depois "Carne Trêmula" (97), seu favorito.
Em "Tudo sobre Minha Mãe", a cena de abertura é um de seus orgulhos. A solução cênica, em câmera lenta, para a idéia de Almodóvar ganhou destaque e foi elogiada pela crítica e pelo público.


Mostra: A Direção de Fotografia no Cinema Quando: hoje, às 10h, às 12h e às 15h Onde: Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 0/xx/11/3823-9623) Quanto: entrada franca Internet: www.memorial.org.br


Texto Anterior: "Paixões Paralelas": Demi Moore vive dilema da mulher moderna
Próximo Texto: Televisão: Gay assumido é o vencedor da série americana "Survivor"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.