São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capital francesa sedia retrospectiva com 280 fotos de Robert Doisneau

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Em paralelo ao Mês da Fotografia, a capital francesa recebe uma exposição dedicada a Robert Doisneau. "Paris em Liberdade", que fica em cartaz até fevereiro, é a maior retrospectiva do fotógrafo realizada na França nos últimos 12 anos. São 280 fotos feitas nas ruas de Paris desde 1930.
Doisneau, que morreu em 1994 deixando um acervo de 450 mil negativos, ficou conhecido por mostrar o lado popular e romântico de Paris. "A originalidade desta mostra é, pela primeira vez, reunir originais como "Les Halles de Paris", um painel de 2,30 m x 3,50 m, composto por 36 fotos e exposto na Biblioteca Nacional da França em 1968", diz a curadora Francine Deroudille, filha do fotógrafo. Há ainda reconstituições das séries de fotos da praça da Concórdia e da Torre Eiffel exibidas no Museu das Artes Decorativas de Paris em 1965.


Texto Anterior: Paris exibe a relação de foto e impressos
Próximo Texto: Réplica: Crítica frágil à mostra "Paralela 2006" encobre malabarismos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.