São Paulo, quarta, 25 de novembro de 1998

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OLHANDO O PASSADO

"A composição é boa, simples e direta (...). O desenho me agrada menos, sobretudo os relógios ao fundo, que deveriam ser mais geométrica, mais limpamente organizados. A idéia é ótima: o tempo metafísico passando nos relógios, o tempo meteorológico desabando (contratempo) sobre o pobre namorado ou amante, esperando em vão. As flores inúteis são um resumo do contratempo -o encontro que não houve e talvez jamais venha a acontecer. Aqui ainda estamos longe, faltam dois anos, da euforia de "I'm singing in the rain'.
O livro vem assinado com o nome de Vão Gôgo. O nome contém (...) pretensão e despretensão. A pretensão é que, ao assinar assim, eu queria separar as coisas humorísticas das coisas "sérias', mais "importantes', assinadas com meu próprio nome. A despretensão é a auto-ridicularização contida no pseudônimo."


Comentário de Millôr Fernandes sobre a contracapa do livro "Tempo e Contratempo", publicado em 1949





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