São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV

Próxima trama é baseada em "Bicho do Mato", exibida em 1972; Globo compra direitos de sucesso exibido pela Manchete

Record prepara novela das 7 no Pantanal

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A próxima novela das sete da Record, que substituirá a bem-sucedida "Prova de Amor" a partir de junho, deve ser gravada no Pantanal. O protagonista é um rapaz da região que se muda para o Rio de Janeiro e luta pela defesa de uma tribo indígena e de uma área ameaçada em sua terra natal.
A Globo, por sua vez, acaba de comprar os direitos de "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa, sucesso de audiência na Manchete, em 1990. A intenção é usar parte da história como trama paralela da próxima novela das oito do autor, programada para 2007.
O folhetim da Record será baseado em "Bicho do Mato", escrita por Chico de Assis e exibida pela Globo em 1972, cujos direitos foram adquiridos pela TV da Igreja Universal. A história era ambientada no interior de Mato Grosso. O jovem Juba (Osmar Prado), capataz de fazenda, tentava vingar a morte do pai e apaixonava-se por Ruth (Débora Duarte), da cidade grande. Tinha como amigo um índio, que o ensinava os segredos do mato. Foi a estréia do ator Mario Gomes na Globo.
Na Record, a adaptação é feita por Bosco Brasil e Cristianne Fridman. A supervisão é de Tiago Santiago, "queridinho" da emissora, responsável pelo remake de "A Escrava Isaura" e autor de "Prova de Amor", que tem roubado audiência da global "Bang Bang" (leia texto ao lado).
Santiago não confirma que a nova novela vá ser gravada no Pantanal. Segundo o escritor, as locações estão em estudo e existe a possibilidade de a direção do canal optar pela região amazônica.
O protagonista, ainda indefinido, viverá em um triângulo amoroso formado por uma conterrânea e uma moça da capital carioca. Um dos motes centrais será a dificuldade do rapaz "do mato" em sobreviver no caos da metrópole, conforme o roteiro original.

Clone
Assim como "Prova de Amor", sua substituta seguirá a fórmula "global". O objetivo da Record é se aproximar ao máximo da concorrente, e, por isso, Santiago terá de emendar uma novela na outra. Ele foi "criado" na teledramaturgia da Globo, onde trabalhou por 21 anos como colaborador do time VIP de novelistas. Conquistou a direção da Record justamente por carregar o know-how da líder.
Foi escolhido pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como o autor revelação da televisão brasileira deste ano. Disse que não esperava receber o prêmio e que ficou "muito feliz".
Em 2006, a Record lança mão de sua principal "aquisição" na retomada da teledramaturgia. Lauro César Muniz, consagrado autor de "O Salvador da Pátria" (Globo, 1989), estréia em março a novela das oito "Cidadão Brasileiro". Sua sucessora, no final do próximo ano, poderá ser um remake de "Gabriela", sucesso da Globo de 1975, que consagrou Sônia Braga.
Firme na meta de copiar "ipsis litteris" a grade de programação dos Marinho, a TV de Edir Macedo tem planos de estrear uma novela das seis e até uma trama juvenil vespertina, à "Malhação".
Procura autores-colaboradores da Globo, como Tiago Santiago mas também cogita as "grifes". Esbarra, entretanto, nos altos salários, como o de Glória Perez (cujo contrato está vencendo).
Para sua "Malhação", foi ventilado o nome de Ana Maria Moretzshon, uma das criadoras da novelinha global e autora de uma série juvenil famosa em Portugal.


Texto Anterior: Para Sarah Jessica Parker, vida sem "Sex and the City" foi "aterrorizante"
Próximo Texto: "Prova de Amor" ameaça passar "Bang Bang"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.