São Paulo, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

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Crítica/"Os Inquilinos"

Filme contundente abre caminho para nova fase de Bianchi

"Os Inquilinos", que retrata problemas enfrentados por família de periferia durante atentados do PCC, estreia hoje

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

A sutileza cai bem a Sérgio Bianchi. Diretor de filmes que trazem vereditos bruscos, quase didáticos, sobre as mazelas sociais brasileiras, como "A Causa Secreta" (1994), "Cronicamente Inviável" (2000) e "Quanto Vale ou É por Quilo?" (2005), o cineasta abre-se para a ambiguidade em "Os Inquilinos", seu novo trabalho.
Em vez de verdades definitivas, condenatórias, Bianchi nos oferece agora uma insinuação: a de que viver no Brasil pode ser uma experiência comparável a habitar um filme de terror psicológico, em que a violência mora ao lado, sempre a um passo de eclodir.
Mas, desta vez, não se trata daquele país genérico que o cineasta tentava explicar e alvejar. E sim de um lugar bem específico, de um período bem localizado: uma casa na periferia de São Paulo, onde mora a família que protagoniza o filme, na época dos atentados do PCC (Primeiro Comando da Capital).
A rotina pacata de Valter (Marat Descartes) -empregado de um entreposto de frutas de dia e estudante universitário de noite-, de sua mulher, Iara (Ana Carbatti), e de seus dois filhos é abalada pela mudança para a casa ao lado de três jovens ruidosos e agressivos, supostamente ligados ao crime.
O mais afetado é o patriarca. Valter vê os novos vizinhos como uma ameaça não apenas à segurança de sua família mas também à própria masculinidade -porque eles são mais jovens e atléticos; porque não tem coragem de confrontá-los.
Embora ainda recaia em certos didatismos desnecessários (por exemplo, quando ilustra os devaneios de Valter com cenas em que sua mulher se atraca com um dos vizinhos), Bianchi desta vez parece mais interessado em criar uma atmosfera -de tensão, de mistério, de terror- do que em buscar polêmicas.
As cenas mais marcantes do filme, como o sorriso enigmático de Iara ao ver Valter invadindo a casa vazia dos vizinhos, são aquelas que não podem ser reduzidas a um único significado.
Em vez de atenuar a força denunciatória de Bianchi, a opção pelo sutil, pelo específico, pelo ambíguo -somada a um cuidado maior com o artesanato do roteiro e da direção de atores, que afasta seus personagens da caricatura de trabalhos anteriores- torna seu ataque ao que há de insustentável na realidade brasileira ainda mais contundente.
O resultado não é apenas seu melhor filme até aqui como também um trabalho que abre caminho para uma nova fase em sua obra -e que desperta enorme curiosidade pelo que vem a seguir.


OS INQUILINOS: OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM

Direção: Sérgio Bianchi
Produção: Brasil, 2009
Com: Marat Descartes, Ana Carbatti, Cassia Kiss, Caio Blat e Umberto Magnani
Onde: HSBC Belas Artes, Frei Caneca Unibanco Arteplex e circuito
Classificação: 14 anos
Avaliação: bom




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