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CINEMA
Congresso na Universidade de Leeds traça panorama do sucesso recente das produções de Brasil, México e Argentina
Latinos conquistam academia londrina
LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL
Os milhões de dólares arrecadados pelo cinema latino-americano no planeta mobilizam o mundo acadêmico e viram tema de
um congresso em Londres, entre
os dias 28 e 30 deste mês.
Os brasileiros terão espaço de
destaque. A começar pelos cineastas Hector Babenco e Lúcia
Murat, que vão ministrar work-
shops e ter, respectivamente, seus
"Coração Iluminado" (1998) e
"Quase Dois Irmãos" (2004) exibidos no "New Latin American
Cinemas: Contemporary Cinema
and Filmmaking", promovido
pela Universidade de Leeds.
Durante três dias, o congresso
reunirá mais de 30 participantes
de diversos países, como Robert
Stam, dos EUA, para discutir a
produção de México, Brasil e Argentina e suas influências.
Especialista em cinema brasileiro, Lúcia Nagib, que também ocupa a cátedra de cinema mundial
na Universidade de Leeds, fará
uma das três palestras principais,
sobre "Rumo à Globalização: O
Filme Brasileiro de Roteiro".
Em sua palestra, ela vai comentar principalmente os casos de
"Central do Brasil" (1998), de
Walter Salles; de "Cidade de
Deus" (2003), de Fernando Meirelles; e do curta "Ilha das Flores"
(1989), de Jorge Furtado. "A ênfase no roteiro, característica do cinema da retomada tanto quanto
dos novos cinemas do mundo, insere o Brasil no cenário internacional como beneficiário e contribuinte de uma nova estética cinematográfica transnacional", diz.
Tudo começa com "Ilha das
Flores": "Ele é o precursor de uma
estética hoje tornada transnacional. Se não deu contribuição direta, é certamente precursor do estilo narrativo, em voz over e com
didatismo paródico, de um filme
como "E Sua Mãe Também'".
Para Nagib, a moda de "Cidade
de Deus" ainda perdura, mesmo
três anos depois de seu lançamento, principalmente no Reino Unido, onde os discos do cantor-ator
Seu Jorge são hits de vendas.
As outras conferências do evento são com Andrea Noble falando
sobre a produção mexicana, que
teve entre os sucessos "E Sua Mãe
Também" e "Amores Brutos", e
Catherine Grant explicando a
"buena onda" argentina, com Lucrécia Martel, Daniel Burman e
Pablo Trapero servindo de exemplos. Completam o quadro de
convidados nacionais os críticos
Ismail Xavier e João Luiz Vieira.
Mais informações sobre o evento no site www.leeds.ac.uk/span
port/conference/home.htm.
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