São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alter Ego exibe vigor intenso da cena de Berlim

DA REPORTAGEM LOCAL

Se Detroit forjou o tecno, a Alemanha é quem está dando os últimos retoques. O país tornou-se, nos últimos anos, o mais importante centro para os artistas do gênero, virando residência de gente de fora, como o americano Jeff Mills, o canadense Richie Hawtin, o chileno Ricardo Villalobos e o britânico Ewan Pearson. E vem produzindo nomes como Speedy J., Michael Mayer, Ellen Allien e Alter Ego.
Formado por Roman Flügel e Jörn Elling-Wuttke, o Alter Ego é dono do elogiado disco "Transphormer" (2003), de onde saiu o maior hit tecno de lá para cá: "Rocker", que invadiu pistas de electro, house e rock e ganhou uma tonelada de remixes. "Rocker" aparece na linha de frente de novas faixas tecno (como "Geht's Noch", de Flügel solo, ou "Washing Up", de Thomas Anderson) que carregam energia roqueira e trocam elementos com electro, breakbeat...
"Há uma atitude por trás dessas novas faixas. Por muitos anos, tecno e rock foram considerados pólos opostos. Hoje, a nova geração não tem certos dogmas", explica Flügel. ""Rocker", por exemplo, não é uma faixa exclusivamente tecno. Mesmo não tendo vocais, há estrofes e refrãos. A melodia tem groove, fica na cabeça."
Sobre a atração que a Alemanha, Berlim em especial, exerce sobre produtores de fora, Flügel afirma: "É uma cidade barata, por isso, com muitos jovens, cheia de energia. Além disso, é a cidade da reunificação, a cidade em que as duas Alemanhas se encontraram. Há um "background" tecno forte".
No Brasil, a dupla se apresentará em live PA "em estilo antigo". "Gostamos do formato "old school'", diz Flügel. "Usamos seqüenciadores, samplers, sintetizadores. Não tocamos com laptop porque é meio frustrante, você tem de ficar com os olhos grudados na tela. Tentamos manter uma conexão com o público. E a qualidade do som é diferente."
Além de "Transphormer", o Alter Ego é responsável por remixes de gente como Human League, Primal Scream e Chicks on Speed. Essas versões estarão no álbum duplo "Transphormed", a ser lançado na Europa em outubro. O disco terá ainda canções do próprio Alter Ego remixadas por outros artistas. "É isso o que levaremos ao Brasil." (TN)


Alter Ego
Quando:
24 de setembro
Onde: Nokia Trends - São Paulo (Pavilhão Oeste do Anhembi; av. Olavo Fontoura, 1.209)
Quanto: R$ 60 (até 31/8) e R$ 90


Texto Anterior: Tecno lógica
Próximo Texto: Eletrônica: Pioneiro do tecno mostra clássicos em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.