São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitarristas foram amigos até a morte de Harrison, em 2001

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de "Layla", Eric Clapton credita a Pattie Boyd a inspiração para "Wonderful Tonight" (1977), uma declaração de amor numa fase em que o casal já vivia mais momentos de cólera que de amabilidade.
Pattie é conhecida ainda como a musa de "Something" (1969), de George Harrison -algo que ela reafirma no livro, mas que o guitarrista negou, em 1991, em entrevista para a televisão japonesa (disponível no YouTube em busca pelos nomes dos dois músicos).
A entrevista foi gravada durante uma turnê de Harrison e Clapton no país. "Todos pensam que ["Something'] foi para ela, mas não foi, queria deixar isso claro", diz o primeiro, ao ser questionado sobre a ex.
A câmera permanece desconfortavelmente mirada em Harrison durante a resposta de Clapton, que confirma que a loira lhe inspirou "duas... não, várias" músicas. "Compus sobre Pattie desde que éramos completos estranhos. Ela é uma mulher inspiradora e uma amiga querida de nós dois."
Clapton e Harrison nunca deixaram de ser amigos, embora o primeiro tenha tido um breve caso com Pattie em 1970, depois de cantar "Layla" para ela, quando a moça ainda era casada com o ex-Beatle.
Na ocasião, de acordo com o livro, Clapton disse para o colega que estava apaixonado por sua mulher. Harrison a colocou contra a parede, e ela escolheu continuar com o marido.
Em 1973, Harrison participou do show que marcaria a volta do "deus Clapton" após um período de ostracismo, em que esteve viciado em heroína. Só depois disso Pattie saiu de casa para seguir Eric Clapton em uma turnê pelos EUA.
Em 2002, Clapton ajudou a organizar o "Concert for George", no Royal Albert Hall, em Londres, na celebração do primeiro aniversário da morte do colega. (RCz)


Texto Anterior: "Layla" conta vida com lendas do rock
Próximo Texto: Record "incha" elenco em nova novela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.