São Paulo, quarta, 26 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX

Cinco razões para entrar na Internet

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

Quando esta coluna começou a ser publicada, muitas pessoas perguntavam qual a vantagem de entrar na Internet. Na época não havia mesmo muitas vantagens práticas. A curiosidade era o único motivo para alguém se aventurar num passatempo caro, trabalhoso e precário.
Hoje, não hesitaria em dizer que vale a pena, e muito. Já não é tão caro nem tão trabalhoso pendurar um computador na Internet. Você vai gastar dinheiro num computador e algumas semanas aprendendo a se virar. Se está considerando se faz ou não esse investimento, pense nisso: Você vai ter nas mãos uma maneira fácil, rápida e barata de se comunicar com sua família e amigos, que não vai substituir encontros pessoais, mas vai complementá-los. Poderá, por exemplo, manter contato diário com alguém que está em outra cidade ou país.
A maioria das pessoas que usam a Internet para se comunicar dizem que, ao contrário de se isolar, acabam por encontrar mais os amigos e manter relacionamentos à distância com mais facilidade. Sua rede de conhecidos e amigos acaba por aumentar.
Vão se multiplicar as suas fontes de informação. Isso não significa que você seja obrigado a consumir e ler tudo o que encontra pela frente, mas que terá muito mais alternativas.
Seja qual for o seu interesse, com certeza você vai encontrar mais informações do que em qualquer outro lugar, com muito mais rapidez.
Além de se comunicar com as pessoas que já conhece, terá facilidade de encontrar pessoas com interesses semelhantes e descobrir comunidades construídas em torno de hobbies, profissões e passatempos.
Se você quiser, tem nas mãos uma série de ferramentas baratas e simples de usar para publicar suas páginas e compartilhar seus interesses e conhecimentos. Milhões de pessoas de todas as idades estão descobrindo essa possibilidade, no mundo inteiro.
Um argumento habitual contra a Internet é o de que ela é um substituto pobre para a realidade.
Comunicar-se por e-mail não é como ter um encontro pessoal, e visitar um museu na Web não é como se encontrar diante de um quadro, numa parede de verdade.
Esse argumento é falso, porque não há o menor motivo para usar a Internet como substituto da realidade. Algumas pessoas talvez sintam essa necessidade e se afundem na rede como forma de evitar o mundo. Para a maioria, porém, a Internet é simplesmente um instrumento de comunicação e informação, mais rápido e barato que qualquer outro.

Mais viagens
Na semana passada esta coluna tratou de turismo. Chegaram tantas mensagens com sugestões de sites depois dela que resolvi publicar algumas:
Solid (www.solid.com.br) - Site de agência de turismo brasileira. Inclui uma seção de vôos com desconto, notas e dicas de viagem, uma lista de hotéis baratos, informações sobre vistos e passaportes, reservas on line.
Wincom Turismo (http://www.winbr.com/turismo/port/index.htm) - Aqui você encontra uma coleção de endereços relacionados a turismo no Brasil. Agências, hotéis, pousadas, turismo ecológico e informações sobre intercâmbio são alguns dos assuntos.
Frommer's (www.frommers.com) - Site dos conhecidos guias de turismo. Dicas, reportagens e muitas sugestões para viagens econômicas.
Lonely Planet (www.lonelyplanet.com) - Mais um site de guia. Especializado em viagens aventureiras e econômicas.
Obrigada a todos que mandaram dicas.
Quem mandou mensagem para netvox@uol.com.br nas últimas três semanas e não recebeu resposta, por favor, mande de novo. Houve um problema na minha caixa postal e centenas de mensagens foram perdidas.


E-mail: netvox@uol.com.br

PRIX MÖBIUS

"Valetes em Slow Motion" (ilustração) foi um dos vencedores brasileiros do prêmio francês de novas mídias "Prix Möbius" (www.metafort.com/mobius/). O CD tem direção artística de Lucas Bambozzi e inclui um vídeo de Goifman e trabalhos de Rosângela Rennó. Os outros escolhidos para o prêmio são o site de Caetano Veloso (www.caetanoveloso.com.br), o CD-ROM "Circuito Mauá: Saúde, Gamboa e Santo Cristo" e o site da revista "Ciência Hoje". Os vencedores mundiais serão escolhidos em Paris, em outubro.

CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA

Os grandes sites americanos de notícias registraram recordes de audiência. A ABC recebeu 1,6 milhões de visitas, enquanto que o USA Today chegou a 1,5 milhão. Na America Online, foram colocadas mais de 200 mil mensagens sobre o caso Clinton/Lewinsky. Outro recorde de audiência na semana passada foi o site em que são vendidos bonecos/caricaturas de Clinton (http://www.fondlemebubba.com/), de cueca com estampa de coração, com a bandeira dos EUA e uma rosa na mão. Quando "pressionado", o boneco diz frases absurdas.

Site da OMS trata de doença e arte

Fabiana de Barros, artista brasileira radicada na Suíça, realizou seu primeiro trabalho na Web, por encomenda da Organização Mundial da Saúde. 'Vulnerables' (www.vulnerables.ch) trata do corpo fragilizado e da vulnerabilidade do artista.


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.