São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Década de 60 marcou autor canadense

DA REPORTAGEM LOCAL

O canadense Herbert Marshall McLuhan (1911-1980) foi um dos mais midiáticos acadêmicos do século 20 e chegou a essa condição escrevendo sobre as potencialidades da mídia, transformadas pelas então novas tecnologias e pela cultura popular.
Para ele, a humanidade entrava em um novo estágio, o da "aldeia global", por meio dos satélites e do aumento da velocidade na troca de informações pelo mundo. Em seu pensamento, assim como no de tantos outros intelectuais surgidos nos anos 60, um novo homem se preparava para entrar na história.
Dois de seus mais conhecidos trabalhos são "Understanding Media" (1964) e "O Meio É a Massagem" (1967), no qual ele defende ser a forma da mídia mais efetiva na transformação da sociedade do que a mensagem veiculada por ela. Logo, o meio é a mensagem.
Quando morreu, aos 69 anos, parte de seu prestígio tinha já desaparecido, e Marshall McLuhan passou a ser visto como um "fenômeno de época".


Texto Anterior: Mídia: McLuhan retorna com a globalização
Próximo Texto: 26ª Mostra Internacional de Cinema de SP - "Exílio no Iraque": Diretor curdo filma para falar de sua dor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.