São Paulo, quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taxista é o elo entre tramas suburbanas de especial

"Faça Sua História" partiu de idéia de João Ubaldo Ribeiro

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi durante uma conversa num restaurante carioca, há cinco anos, que o escritor João Ubaldo Ribeiro contou ao roteirista Geraldo Carneiro a sua idéia para um programa de TV: esboçar três histórias paralelas e deixar o público escolher qual delas deveria ganhar uma continuação no episódio seguinte.
Com roteiro de Carneiro, o especial cômico "Faça Sua História", que a Globo exibe amanhã, às 23h05, é um amadurecimento daquela conversa: as tramas imbricadas à la Robert Altman continuam lá, ao contrário da interatividade.
O narrador onisciente que estabelece o elo entre as histórias é o taxista Oswaldir (Stepan Nercessian). Circulando pelo subúrbio do Rio, ele garimpa os detalhes da crise conjugal vivida pela manicure Ivonete ou da relação não propriamente espiritual de Marlicene, musa da Penha, com um pai-de-santo. "Oswaldir é uma figura empática, chora, sofre e não mente: as histórias já são tão mirabolantes que ele não precisa", diz Carneiro.
Ambientar na periferia carioca uma trama de humor que tem um taxista e uma manicure não é aproximá-la muito do universo de "A Grande Família"? "É que o subúrbio do Rio tem uma mitologia própria", argumenta o roteirista, frisando não haver núcleo familiar em "Faça". "E se o especial virar seriado, não será ancorado no Rio. Imagino histórias na Bahia e em São Paulo."
Nos planos de Carneiro também está uma série cômica passada numa delegacia. "Vejo Patrícia Pillar como delegada, Osmar Prado como investigador e Luana Piovani como a loura do gângster", sonha.


Texto Anterior: Teoria do caos inspira série da Globo
Próximo Texto: Minissérie: MGM apresenta vida da "sagrada família"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.