São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roberto Carlos é um dos que mais arrecadam com direito autoral

DA REPORTAGEM LOCAL

Roberto Carlos foi o compositor brasileiro mais ouvido em todas as regiões do país. "A Volta", de sua autoria, e "Quer Casar Comigo", de Bruno e Marrone, foram as canções mais tocadas nas rádios. No Norte do Brasil, as emissoras executam mais música estrangeira do que no Sudeste. Essas são algumas das conclusões tiradas do relatório de janeiro do Ecad, obtido pela Folha, com dados de julho e setembro de 2005.
O ano passado foi o de maior arrecadação da história do Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos). Foram distribuídos aos titulares de direitos autorais R$ 213 milhões (13,35% superior à distribuição de 2004). As maiores fontes de captação, em ordem decrescente, são as emissoras de TV aberta, os direitos gerais pago por rádio e TV, as rádios AM e FM e as TVs pagas.
O Ecad é uma entidade privada criada em 1973 por meio de uma lei federal. Reúne 12 associações nacionais de compositores e é também responsável por repassar os valores referentes a canções estrangeiras aos escritórios internacionais.
Há dois rankings formulados pelo Ecad: das canções mais executadas nas rádios AM e FM e dos compositores que mais arrecadaram. Cada ranking é dividido por região do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Rick, da dupla sertaneja Rick e Renner, é o compositor que obteve os maiores rendimentos nas regiões Centro-Oeste e Sul. Ele aparece em segundo no Sudeste e em quarto no Norte, mas não figura no Nordeste. Já Roberto Carlos tem seu nome no ranking de todas as regiões do Brasil (é primeiro lugar no Sudeste e no Nordeste, segundo no Sul, terceiro no Norte e quarto no Centro-Oeste).
Nesse ranking, além dos medalhões, como Caetano Veloso, Djavan e Gilberto Gil, constam também nomes regionais, como Solange de César (em primeiro no Norte e em quarto no Nordeste).
Roberto Carlos está bem posicionado também no ranking das canções mais executadas. Sua "A Volta" foi a mais tocada pelas rádios do Centro-Oeste (e a música aparece em segundo no Sudeste, no Nordeste e no Sul).
"Quer Casar Comigo", de Bruno e Marrone, foi a mais executada pelas emissoras do Sul, Sudeste e Nordeste; ficou em segunda no Centro-Oeste e oitava no Norte).
Os dados do Ecad mostram que o Norte é que tem as rádios com programação mais internacional entre as regiões brasileiras. Akon, cantor de rap americano, de origem senegalesa, teve sua "Lonely" como a mais ouvida na região. Entre as dez mais, ainda entram Ashlee Simpson (com "Pieces of Me"), Ja Rule ("Wonderful"), Backstreet Boys ("Incomplete") e Simple Plan ("Shut Up"). No Sudeste, por exemplo, nenhuma canção estrangeira está entre as mais executadas. (TN e SA)


Texto Anterior: Política cultural: Nova lei pode subir preço de filme nacional
Próximo Texto: Música: Cultura revive samba de Cartola no "Ensaio"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.