São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra refaz tumba do artesão do faraó Ramsés 2º

DA REPORTAGEM LOCAL

Dá até para se sentir um Indiana Jones, o arqueólogo interpretado por Harrison Ford na série de filmes de Spielberg. A mostra "A Arte no Egito no Tempo dos Faraós" chegou a construir uma reprodução da tumba de Sennedjen, o mais prestigiado artesão do período do faraó Ramsés 2º, na 19ª dinastia.
É como estar no Egito. Segundo Jean-Luc Bovot, da equipe do Louvre que supervisiona a montagem, "as tumbas possuem duas partes: uma no nível do solo, denominada capela, e outra que, em geral, fica oito metros abaixo da capela". A primeira sempre era aberta à visitação, enquanto a segunda, a tumba propriamente dita, era onde se lacravam o corpo dos mortos com seus pertences.
A tumba de Sennedjen, construída em 1279 a.C., foi descoberta em 1886, com 20 corpos. Na mostra, a tumba está atrás da capela. Todos os detalhes da original foram refeitos, inclusive as pinturas, no mesmo estado em que podem ser vistas no Egito.
(FCY)


Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: Teatro: Peça carioca é "fenômeno parateatral"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.