São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

João Sal/Folha Imagem
A atriz Eva Wilma na fila de autógrafos de José Luiz Del Roio, paulistano recém-eleito senador da Italia e autor de "Zarattini - A Paixão Revolucionária", sobre Ricardo Zarattini (ao fundo)

CALADO
Momentos de grande emoção aguardam o presidente Lula hoje, na posse de Ellen Gracie Northfleet na presidência do Supremo Tribunal Federal. Vão discursar o procurador-geral Antonio Fernando Souza -que denunciou a "quadrilha" de 40 do PT- e Roberto Busatto, presidente da OAB, que discute o impeachment de Lula. A equipe de Busatto diz que o discurso dele "vai ter lide". Ou seja, apelo jornalístico. Lula terá que ouvir o que não quer sem dizer o que quer: presidentes não podem discursar nas posses do STF.

SÓ FALTA O VOTO
Outro especialista em pesquisas, além do sociólogo Antônio Lavareda, que trabalha para o PSDB e o PFL, tentou levantar a moral da tropa de Geraldo Alckmin. Marcos Coimbra, do Vox Populi, afirmou a um alto dirigente tucano que Alckmin vai ganhar as eleições. "É o que eu acho", diz Coimbra -que, aliás, não trabalha na campanha. "Alckmin está num patamar muito bom para quem é praticamente desconhecido da metade da população." Ele acha que Lula, conhecido por 100%, não vai subir nas pesquisas além dos 40% que já conquistou.

ITAMAR EM BAIXA
Coimbra tem em mãos nova pesquisa, não registrada e feita para um cliente privado, que mostra a situação até agora na mesma -com Lula 20 pontos à frente de Alckmin. Testado, Itamar Franco, que se lançou pré-candidato, foi mal: tem metade dos votos de Anthony Garotinho, que aparece nas sondagens com cerca de 15%.

CHUCHU NORDESTINO
Alckmin vai visitar, nos próximos meses, todos os estados do Nordeste. Os tucanos dizem que pesquisas internas do partido mostram que, na região, ele amarga 8%, contra 62% de Lula.

TRATO
Os cineastas Luiz Carlos Barreto, André Sturm e Roberto Farias foram em caravana à Brasília, ontem, pressionar para a votação do projeto que prorroga até 2016 o artigo 1º da Lei do Audiovisual, que permite às empresas usar 3% de seu Imposto de Renda para financiar o cinema nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prometeu a eles dar prioridade ao assunto.

ORÁCULO
A top Gisele Bündchen está fanática por numerologia. Carrega um livro estrangeiro sobre o assunto na mala e costuma fazer cálculos astrológicos para escolher datas para marcar seus compromissos.

CONTA PRÓPRIA 1
Grandes empresários de SP criaram uma ONG para combater o seqüestro, crime que aumentou no Estado -foram 133, em 2005, contra 112 no ano anterior. A entidade dá orientação preventiva e apoio psicológico e jurídico às vítimas. Sem fins lucrativos, a ONG bolou um sistema de arrecadação com contribuições de associados e simpatizantes. O dinheiro doado, que pode ser deduzido do IR, poderá ter outra destinação, além do apoio às vítimas: a ONG pretende destinar parte dele para o reaparelhamento da Divisão Anti-Seqüestro.

CONTA PRÓPRIA 2
A idéia é polêmica e o Ministério Público abriu um procedimento para apurar como deve ocorrer essa relação entre a associação e a polícia. Para Maurício Zanóide de Moraes, presidente do IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminológicas), a parceria traz o risco de atender apenas o interesse de um grupo.

SUSTO
A modelo Caroline Bittencourt, namorada de Alvaro Garnero, passou por um susto em um hotel de Brasília há três semanas: estava na cama, de calcinha, vendo TV, quando um homem invadiu seu quarto. Ela gritou tanto que o rapaz acabou fugindo.

PAUSA
Alvaro e Caroline, aliás, vão "dar um tempo" do programa "Top Report". O contrato com a Rede TV! vence neste mês e os apresentadores não assinarão a renovação. Querem descansar e retomar o projeto, com novidades, no meio do ano, se possível após a Copa da Alemanha -Garnero alugou uma casa em Berlim com amigos como Alexandre Accioly e André Calainho para poder ir aos jogos.

@ - bergamo@folhasp.com.br

COM DANIEL BERGAMASCO E AUDREY FURLANETO

CURTO-CIRCUITO

Sarah Jacob abre a exposição de pinturas "Pouso nas Nuvens", hoje, às 19h30, no espaço Vívere, no Jardim Petrópolis.
Está chegando às livrarias o livro "Churrasco Dando Nome aos Bois", de István Wessel, pela Cia. Editora Nacional.
Júlia Aguiar lança coleção de inverno hoje com coquetel na loja da alameda Gabriel Monterio da Silva, às 18h.
A grife Doc Dog faz desfile no 9º andar do shopping Iguatemi, hoje, com trilha de Adriana Hecchi e Japa Girl.
O ator Pedro Cardoso estrela o espetáculo "Os Ignorantes", que estréia sexta-feira, às 20h, no Citybank Hall.
É hoje, a partir das 19h, no Rio de Janeiro, o lançamento do livro "Uma História Escrita por Vencedores - 50 Anos do Prêmio Esso de Jornalismo".


Texto Anterior: Íntegra 2: "Estão lá as idéias do filme", afirma Salles
Próximo Texto: Panorâmica - Mercado editorial: Grupo Planeta tira Maitena da Rocco e lança títulos inéditos no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.