São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preparo do teppan é simples

CRÍTICO DA FOLHA

A cozinha ocidental reverencia os peixes de carne branca na proporção exatamente inversa ao desprezo que os rodízios de sushi dedicam a eles. Ao contrário da cozinha japonesa, onde eles são especialmente valorizados quando crus (pois é quando se revela seu frescor), no Ocidente são preparados preferencialmente no calor dos fornos e fogões.
Mas também a boa cozinha japonesa sabe aproveitar esses peixes em receitas feitas no fogo, em pratos de cozinha quente. É o caso dos teppans -carnes de variados tipos preparadas na chapa de ferro, inclusive a de peixes (uma curiosidade: o salmão, nos bons restaurantes do Japão, costuma estar presente justamente na cozinha, não no sushi-bar).
O preparo do teppan é bastante simples. Mas há outras formas de aproveitar os peixes à japonesa, como nos empanados de massas leves (tempura) e outras frituras profundas, como no linguado empanado sugerido acima pelo sushiman Shundi Kobayashi.


Texto Anterior: Comida: A farsa do peixe branco
Próximo Texto: Nina Horta: Os escritores e uma linda galega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.