São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Rodrigo Paiva/Folha Imagem
Ruth Cardoso e Fernando Henrique Cardoso chegam ao concerto que homenageou, anteontem, o governador Mario Covas (1930-2001) e marcou os dez anos de reestruturação da Osesp

OSESP

Neschling desabafa: "Por que eu tenho que sair?"

Aos gritos, o maestro John Neschling desabafava, no camarim da Sala São Paulo, na noite de quarta-feira: "Por que eu tenho que sair? Me diga? Por quê? Por quê?".

 

Neschling acabara de reger a orquestra num concerto em homenagem a Mario Covas (1930-2001) e em comemoração dos dez anos de construção da sala e de reestruturação da Osesp. Na platéia, uma cadeira vazia gritava: a de José Serra. O governador nunca escondeu que gostaria de ver Neschling longe da condução da orquestra, mas foi vencido na queda de braço com Fernando Henrique Cardoso, que preside a Fundação Osesp e fincou o pé na defesa do maestro.
 

"O que ele [Serra] quer fazer com a orquestra? Ele não diz. Quem ele quer colocar no meu lugar? Ele não diz. Ele não tem [quem colocar]. Ele tem poder para me tirar? Que tire! Ele não tem esse poder? Então para que essa briga toda? É muio difícil para mim, é muito difícil. O Serra não veio [à apresentação em homenagem a Covas], o [João] Sayad [secretário de Cultura] não veio. E no entanto o Fernando Henrique Cardoso veio, o José Ermírio, o Horácio Lafer Piva. Eu tenho o apoio do conselho da orquestra. Ela está maravilhosa, esplendidamente administrada, de forma transparente. Ele [Serra] quer me tirar? Então convença o conselho. Ou espere o meu contrato terminar." O contrato de Neschling vai até 2010.
 

O desabafo foi feito a José Henrique Reis Lobo, secretário de Relações Institucionais de Serra, e à produtora cultural tucana Lulu Librandi, os únicos que conseguiram entrar no camarim do maestro depois da apresentação.
 

A coluna também tentou entrar no camarim, mas foi barrada por Neschling. Seus gritos, no entanto, eram claramente ouvidos do lado de fora. Assessores do maestro que estavam na porta também testemunharam a gritaria.
 

Neschling revelou que sua relação com João Sayad é boa -ele até o convidou para seu casamento com Patrícia Melo, no dia 6 de maio. Mas o maestro diz que se recusa a receber assessores de Sayad com quem está brigado. Referindo-se a uma das assessoras, disse: "Essa não entra aqui!".

Dia do Trabalho
Um grupo de cerca de 400 pessoas, formado por ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho), juízes trabalhistas e executivos de grandes bancos, vai passar junto o feriadão de 1º de maio, a convite da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Eles estão desembarcando hoje em Natal (RN), para o 14º Ciclo de Estudos de Direito do Trabalho. A maior parte dos magistrados deve levar a mulher a tiracolo: de acordo com a Febraban, que, segundo sua assessoria de imprensa, banca passagens e hospedagem no Serhs Natal Grand Hotel (foto acima), as famílias são convidadas "para não ter nenhuma ilação de outro tipo", comum em eventos que reúnem apenas homens.

CONSELHO
Na lista de confirmados estão, entre outros, o ministro Milton Moura França, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, que representará a presidência do TST, segundo sua assessoria, e Pedro Paulo Teixeira Manus, vice-presidente do TRT-SP.
 

Outra estrela do direito, Vantuil Abdala, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que fiscaliza atos de magistrados, também foi convidado. Mas não confirmou presença.

CABEÇA TRANQÜILA
Eventos bancados por potenciais clientes da Justiça que têm a presença de magistrados sempre causam controvérsia. "É, o povo gosta dessas polêmicas", admite o juiz Manus, que falará sobre a emenda 3 -sem cobrar cachê, pois "os caras já gastam um dinheirão com passagem". Ele diz acreditar que sua presença não é incompatível com a condição de magistrado. "Tenho minha cabeça tranqüila. Há três semanas, fui a uma colônia de férias em Mongaguá, para um evento de trabalhadores do setor mobiliário. Esse negócio da Febraban é mais chique. A pompa é outra. Mas a idéia é a mesma."

FUMAÇA
José Serra embarca para os EUA no feriadão para encontro com Geraldo Alckmin em Boston. Em pauta, a sucessão municipal de 2008. Alckmin é pré-candidato a prefeito de São Paulo.

PALESTRA
De acordo com Helena Severo, assessora internacional de Serra, o governador passa ainda por Washington e Nova York, para conversas no BID e palestras. O secretário José Henrique Reis Lobo, das Relações Institucionais do governo Serra e grande amigo de Geraldo Alckmin, também estará na comitiva.

MOSQUITO
O ator Mauro Mendonça, de "O Profeta", caiu de cama, com dengue, mas já voltou às gravações. A TV Globo diz que o caso é isolado e que sempre aplica o "fumacê" no Projac.

EU QUERO
A TV Globo notificou o site www.globoaulas.com.br, de educação à distância, reivindicando direito ao domínio. "Não vou abrir mão", avisa Fabio Figeroa, dono do portal.
 

A Globo vai insistir no caso.

ELA VOLTARÁ
Hit nos anos 90, a grife de jeans Transport prepara a volta ao mercado.

A ALEMÃ
Por essa Diego Guasques, o Alemão do "Big Brother", não esperava: sua irmã, Fernanda, foi convidada para posar nua para a revista "Sexy".

VAGÃO DO BARULHO
Nos trens da CPTM, tradicional território de pedintes e vendedores ambulantes (apesar da proibição da prática nos vagões), agora há homens que pedem esmola usando megafone.

CLÔ PRESIDENCIAL
O deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) está tentando, insistentemente, entrevista com o presidente Lula, para seu programa na TVJB (ex-CNT).

ARTES
Fotos e outros documentos de Ciccillo Matarazzo estarão na exposição em homenagem aos 30 anos de sua morte, em setembro, no Centro de Integração Empresa-Escola, no Itaim Bibi.
 

Depois, a mostra vai para Ubatuba, que já teve Ciccillo como prefeito.

CURTO-CIRCUITO

O COMPOSITOR EDSON ZAMPRONHA participa, hoje, da série "Toque de Mestre", no Espaço Cultural, na Vila Madalena.
O MÚSICO BOCATO faz show, hoje, às 22h30, no Grazie a Dio!, na Vila Madalena, que recebe, amanhã, o cantor Léo Maia.
NEI LOPES, DUDU NOBRE E WALTER ALFAIATE se apresentam, de hoje a domingo, no Sesc Vila Mariana.
O DUO PATICUMPÁ sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, hoje, às 21h, e amanhã e domingo, às 20h30.
O DJ INGLÊS ANDY REDANKA comanda os picapes do clube Royal, no centro, hoje, a partir da meia-noite.
MARKY é o convidado especial dos DJs residentes Sandro Macedo e Silvinho, hoje, no Joy Soul Club.
A NOITE "ELECTRO GLORY" traz os DJs Mau Mau e Kbça, hoje, no clube Glória, na rua 13 de Maio, 830, na Bela Vista.
BISPO, ATUM E LÚCIO MORAES tocam, hoje, no projeto "House'n'Roll", no Hotel Cambridge, no centro.

com DANIEL BERGAMASCO, AUDREY FURLANETO E LUISA ALCANTARA E SILVA

Texto Anterior: "O melhor é levar as fotos ao limite"
Próximo Texto: Thiago Ney: O Google e o pop
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.