São Paulo, sexta-feira, 27 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Cem Escovadas Antes de Dormir"

Drama é uma versão "soft" do estilo de Bruna Surfistinha

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

A intimidade adolescente, a descoberta da sexualidade e o encantamento pela paixão já deram origem a livros, filmes e outros relatos reveladores tanto de graça quanto de crueldade. A perda da inocência infantil muitas vezes funciona nesses casos como um símbolo da desumanidade humana.
Mas em "Cem Escovadas Antes de Dormir", a exposição desse material não visa a nada além da exposição pretensamente crua de uma certa obscenidade que se quer erotismo.
Disfarçado de drama adolescente, o relato, adaptado do livro de memórias de Melissa Panarello, não passa de uma versão "soft" de best-sellers de confissões sexuais na linha Bruna Surfistinha.
Há quem goze espiando pelo buraco da fechadura. Cada um se satisfaz da maneira que bem entender. Mas, quando um filme pretende explorar os meandros mais obscuros da sexualidade humana, é conveniente deixar de lado o moralismo.
Para não ser acusado de pornografia disfarçada, o que o filme oferece é um tratamento pudico das transformações da adolescência recheado de cenas de um erotismo que não se assume como tal.
Em vez de se arriscar no território da polêmica, como os trabalhos de Larry Clark e Catherine Breillat, o diretor italiano Luca Guadagnino prefere vitimizar sua heroína, deixando de lado o que ainda poderia ser considerado potência subversiva da sexualidade.


CEM ESCOVADAS ANTES DE DORMIR
Direção:
Luca Guadagnino
Produção: Itália/ Espanha/ EUA, 2005
Com: María Valverde, Letizia Ciampa e Francesca Madaro
Quando: em cartaz no Frei Caneca Unibanco Arteplex,
Avaliação: péssimo


Texto Anterior: Cinema/estréias - Crítica/"O Mundo em Duas Voltas": Schürmann aportam bem nas telas
Próximo Texto: Crítica/"Proibido Proibir": Jovem trio enfrenta as contradições do Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.