São Paulo, Terça-feira, 27 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERNISSAGE
Museu inaugura hoje mostra na Fiesp
MAC-USP sai de casa para se mostrar

Divulgação
"Retrato de Joaquim do Rego Monteiro" (1920), óleo sobre tela do modernista Vicente do Rego Monteiro, que está na mostra que o MAC-USP inaugura hoje na Fiesp


CELSO FIORAVANTE
da Reportagem Local

Se o público não vai ao MAC, o MAC vai até o público. É com esse espírito que o Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura hoje a mostra "O Brasil no Século da Arte - A Coleção MAC-USP", um recorte com 200 obras de seu acervo de 8.000 trabalhos que a instituição apresenta a partir de hoje no Centro Cultural Fiesp.
A mostra está organizada de maneira cronológica e coloca obras de artistas estrangeiros ao lado de obras de brasileiros. "A mostra dá oportunidade para o espectador ver como os artistas brasileiros se colocam, para ver se eles acompanham as tendências internacionais ou se são inovadores", disse Teixeira Coelho, diretor do MAC.
A exposição começa com a tela "Paisagem" (1906), de um Giacomo Balla atípico, pós-impressionista e acadêmico, se comparado às suas obras de filiação futurista. O futurismo italiano é um dos pontos fortes do acervo do MAC, que conta com obras de Boccioni e Carrà.
O corte cronológico não evita, porém, que pequenas curadorias se configurem aqui ou ali, em nichos e ângulos da mostra, como quando aproxima concretos e neoconcretos brasileiros (Waldemar Cordeiro, Luiz Sacilotto, Willys de Castro, Hélio Oiticica e Lygia Clark) de construtivos estrangeiros, como Mario Ballocco e Lothar Charoux.
A vastidão do acervo do MAC possibilita agradáveis conjuntos, como a reunião de "Auto-Retrato" (1919), de Amedeo Modigliani; "Retrato de Joaquim do Rego Monteiro" (1920), de Vicente do Rego Monteiro; e "A Boba" (1915/ 1916), de Anita Malfatti. São essas obras e tantas outras que fazem valer a visita e o percurso pela arte do século 20 do MAC.

Mostra: O Brasil no Século da Arte - A Coleção MAC-USP Onde: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313, tel. 011/284-3639) Vernissage: hoje, às 19h Quando: de ter. a dom., das 9h às 19h Quanto: entrada franca Patrocinador: BS Santos Seguros e Metropolitan Transportes


Texto Anterior: Kennedy estocou "habanos"
Próximo Texto: Salão do Livro: Nem tudo é verdade no "Quarentena" de Jim Crace
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.