São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

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comida

Comida itinerante

Apontada como uma das tendências para 2010 pela empresa inglesa The Food People, a comida de rua foi pretexto para seis correspondentes internacionais da Folha baterem pernas em busca de quitutes preparados em kombis, barraquinhas e feiras.

NOVA YORK (1)

Cidade tem profissional rede de vans gourmets espalhadas

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

Esqueça as simplórias barracas de cachorro-quente. Em Nova York, elas deram lugar a uma profissional rede de vans, que vendem de cupcakes a comida kosher.
A maior parte dos "food trucks" não fica mais de um dia no mesmo lugar.
Para encontrá-los, sites como o findnycfoodtrucks.com ou aplicações criadas para o iPhone funcionam como guias.
Sem gastar muito, é possível montar um cardápio de alta gastronomia de rua. Como aperitivo, os dumplings de porco do Rickshaw Truck (twitter.com/rickshawtruck), cozidos no vapor, a US$ 6 (R$ 11).
Uma opção de prato principal é o Calexico Carne Asada (calexicocart.com), cujo slogan, "comida mexicana gourmet de rua", atrai clientes que esperam até meia hora, em pé, por tacos, burritos e quesadillas de até US$ 8 (R$ 15).
O negócio, criado por três irmãos, já virou restaurante, tem hoje duas unidades móveis e foi o vencedor, em 2008, do Vendy Awards, que premia as melhores comidas nas ruas nova-iorquinas.
Para encerrar, o Big Gay Ice Cream Truck (twitter.com/biggayicecream) oferece sobremesas como o sorvete de vanila coberto com doce de leite, sal grosso e chocolate.


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