São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEQUIM (5)

Famoso calçadão oferece até cavalo-marinho em espeto

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

As calçadas de Pequim são uma gigante praça de alimentação a céu aberto. Espetinho de carneiro picante (a R$ 0,30 cada um) é de longe a comidinha mais popular.
As ruas dessa metrópole de 17 milhões oferecem de quase tudo: estômago e intestino de boi, ovo cozido em chá, sanduíches de carne de burro, aves fritas inteiras e porco frito em repolho são algumas das opções.
Hábito de quase todos os moradores, comer na rua também é uma das atrações turísticas de Pequim.
O lugar mais famoso é o calçadão da Wangfujing, conhecido por oferecer quase tudo o que se mexe em formato de espeto: tem aranha, cavalo-marinho (é triste vê-lo frito), lagarto, centopeia, estrela-do-mar e muito mais.
Alguns, inclusive, continuam balançando no espeto: os escorpiões são empalados vivos e só morrem ao ser lançados em óleo quente pouco antes de serem servidos.
Mas a seção grotesca da feira esconde preciosidades, como o crocante ninho de gaivota recheado com ovas de caranguejo.
Longe da zona turística, os hutongs (tradicionais becos pequineses) oferecem comida de quase todas as partes da China a preços mais baixos. Ali, a higiene deixa a desejar, mas com um pouco de bom senso não há perigo.


Texto Anterior: São Paulo (4)
Próximo Texto: Paris (6)
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.