São Paulo, sábado, 27 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

BRUNO YUTAKA SAITO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Clube Paraíso
SBT, 14h30.

(Club Paradise). EUA, 1986. Direção: Harold Ramis. Com: Robin Williams, Peter O'Toole, Rick Moranis, Jimmy Cliff. Em momento pouco inspirado na carreira, Harold Ramis juntou todos os clichês sobre ilhas tropicais que tinha em mente. O resultado é uma comédia um tanto irregular, sobre um bombeiro aposentado que resolve se aventurar pelo Caribe. Além de atores competentes como Robin Williams e Rick Moranis, o filme ainda tem a participação inusitada do cantor Jimmy Cliff.

Sem Lei e sem Alma
Bandeirantes, 16h.

(Gunfight at the OK Corral). EUA, 1957, 122 min. Direção: John Sturges. Com Burt Lancaster, Kirk Douglas. Western clássico baseado no célebre tiroteio do OK Corral, quando o xerife Wyatt Earp (Lancaster) e seu amigo Doc Holiday (Douglas) enfrentaram uma quadrilha. O próprio Douglas considera o filme um dos melhores de sua carreira.

Em Luta pelo Amor
SBT, 23h45.

(Dangerous Beauty). EUA, 1997. Direção: Marshall Herskovitz. Com Catherine McCormack, Rufus Sewell, Oliver Platt. Baseado na biografia de uma poeta veneziana do século 16, o filme narra a transformação de uma jovem ingênua e recatada em influente cortesã. Bem equilibrado entre retrato biográfico e romance, o filme mostra o papel fundamental que ela exerceu na supremacia de Veneza sobre os invasores turcos, ao oferecer seus encantos para o rei francês em troca de equipamentos de guerra. Vale conferir. Inédito.

À Sombra de um Disfarce
Record, 22h.

(Fixing the Shadow). EUA, 1992. Direção: Larry Ferguson. Com Charlie Sheen, Linda Fiorentino, Michael Madsen. Sheen é o policial violento e perigosão que resolve se infiltrar em uma perigosa gangue de motoqueiros para desvendar um esquema criminoso. No meio dos lobos, ele começa a perceber que não há muitas diferenças entre sua personalidade esquizofrênica e a dos bandidos. Demorou para descobrir, não?

Kenoma
Cultura, 22h.

Brasil, 1998, 110 min. Direção: Eliane Caffé. Com: José Dumont, Mariana Lima. Jonas chega a um vilarejo pobre e esquecido do páis, chamado Kenoma. Lá ele conhece um visionário que há 20 anos tenta concluir uma máquina que gera energia própria, chamada moto-perpétuo.

Em Veneza com Emmanuelle
Bandeirantes, 1h30.

(Emmanuelle in Venice). França, 1993, 88 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein. Ainda vivendo das glórias passadas de seu único sucesso no cinema, Sylvia Krystel empresta seu nome e rosto para essa série. No mais, belas paisagens, belas mulheres e sexo apenas simulado.

O Dia Seguinte
SBT, 1h50.

(The Day After). EUA, 1983. Direção: Nicholas Meyer. Com Jason Robards, John Lithgow, Steve Guttenberg. Produção datada, é um dos grandes sintomas da paranóia gerada pela Guerra Fria. Causou muita polêmica e comoção na época, ao imaginar como seria o fatídico dia final da humanidade, resultado de uma guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética. Fãs de filmes-catástrofe costumam vibrar.

Contos de Nova York
SBT, 4h05.

(New York Stories). EUA, 1989. Direção: Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Woody Allen. Com Nick Nolte, Rosanna Arquette, Woody Allen, Mia Farrow. Deliciosa produção composta por três episódios passados em Nova York. Mesmo irregulares (o de Coppola é o que mais decepciona), são histórias cotidianas, que têm a cidade como personagem fundamental. O grande destaque fica para o episódio de Woody Allen, em uma trama mirabolante sobre o sumiço de uma mãe castradora. Curioso imaginar como seria um filme desses feito nos dias atuais. O filme passa apenas em São Paulo; o restante do Brasil fica com "Michelle Kwan Patina os Maiores Sucessos da Disney", de Steve Binder.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

O mal-estar fantasiado de diversão

"Planeta dos Macacos" (Telecine Premium, 21h30), de Tim Burton, faz parte de uma singular espécie de "blockbuster". Ele chega "disfarçado" para o grande público, que costuma encará-los apenas como boas ficções. Mas efeitos especiais e naves escondem algo profundo e perturbador.
Há algo de incômodo nos filmes de Burton, um mal-estar que permeia qualquer projeção de obra sua. Melancolia e crueldade que aparecem em doses cavalares nesta refilmagem do clássico de 1968, dirigido por Franklin J. Schaffner, que mostra uma estranha sociedade governada por macacos inteligentes.
Dedo colocado na ferida, Burton só faz lembrar que a sociedade é, muitas vezes, irracional, agressiva e autodestrutiva. (BRUNO YUTAKA SAITO)

MEMÓRIA

ESPN exibe entrevista com o ex-pivô Ubiratan Maciel
O programa "Bola da Vez", do ESPN Brasil, homenageia o ex-pivô da seleção brasileira de basquete Ubiratan Maciel, campeão mundial em 63 que morreu aos 58 anos no último dia 17. Será exibida às 22h entrevista do esportista concedida ao canal em 2000.

CLÁSSICO

"Os Três Mosqueteiros" é atração no TV5
O canal francês TV5 leva ao ar hoje, às 20h, a última parte de "Os Três Mosqueteiros", filme dirigido por Henri Diamant Berger. Baseada na obra clássica de Alexandre Dumas, a produção conta as aventuras de D'Artagnan, Athos, Porthos e Aramis.

MARATONA

GNT mostra documentários sobre as famílias reais
O GNT exibe hoje, a partir das 16h, "Maratona Famílias Reais", que reúne os documentários "A Rainha: Por Trás da Máscara", sobre a vida de Elizabeth II, e "Ranier III", que retrata o príncipe que há mais de 50 anos ocupa o trono de Mônaco.

INÉDITO

Telecine estréia "remake" de "Planeta dos Macacos"
Uma das maiores bilheterias mundiais do ano passado, o filme "Planeta dos Macacos" (veja texto ao lado) estréia hoje, às 21h30, no Telecine Premium. Dirigida por Tim Burton, a produção é um "remake" do longa-metragem homônimo de 1968 -vencedor do Oscar especial de maquiagem e que teve várias continuações. No elenco, Tim Roth, Helena Bonham-Carter, Mark Wahlberg e Charlton Heston, que protagonizou a primeira versão e agora interpreta o pai do vilão Thade, um belo desempenho de Roth.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Câmbio a quilo! Um quilo de real igual a um dólar!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.