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MÚSICA
Minczuk encerra festival com "desafio"
Em Campos do Jordão, maestro guia Orquestra Acadêmica por repertório que passeia por Strauss e Rimski-Korsakov
Compositora-residente do evento, Gabriela Geluda participa com solo em "Who Cares If She Cries II"; concerto terá reprise em SP
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No mundo da música clássica, o método de ensaio da orquestra varia de acordo com o
maestro. Assim como há aqueles que recorrem a palavrões e
ameaças, há os que falam pouco
e enfiam a cara na partitura, e
outros que preferem conquistar a cumplicidade dos musicistas com piadas e anedotas.
Diretor artístico do 38º Festival Internacional de Inverno
de Campos do Jordão, Roberto
Minczuk resolveu inovar na
preparação do concerto de encerramento, que acontece hoje
na cidade serrana, com reprise
no domingo, na Sala São Paulo.
Enquanto a Folha esperava
para falar com o maestro, os alto-falantes do Auditório Cláudio Santoro propagavam melismas típicos da música oriental.
Para ser mais exato: Minczuk
encerrou o ensaio de anteontem mostrando à Orquestra
Acadêmica o arranjo "árabe"
de André Abujamra para a cantiga "Pirulito que Bate Bate".
O objetivo do maestro era familiarizar os instrumentistas
com o estilo da suíte sinfônica
"Scheherazade", em que Nikolai Rimski-Korsakov (1844-1908) descreve quatro episódios do "Livro das 1001 Noites".
"Korsakov utiliza elementos
da música árabe na suíte", explica Minczuk. "Então, usei a
gravação para ilustrar o que são
os ornamentos e os fraseados
da música árabe."
A Orquestra Acadêmica é a
vitrine do festival, formada por
estudantes escolhidos em audições internacionais, que tocam
ao lado dos professores. Em
2007, além do Brasil, foram
aprovados alunos de Venezuela, Argentina, Chile e EUA.
"Como o nível da orquestra é
elevado, procuramos montar
um programa que represente
um desafio para eles", diz. É o
caso do poema sinfônico "Don
Juan", do alemão Richard
Strauss (1864-1949), inspirado
na narração que Nikolaus Lenau (1802-1850) fez da célebre
lenda do sedutor espanhol.
Como o tema deste festival é
a mulher, a apresentação tem
uma solista convidada, Gabriela Geluda, em "Who Cares If
She Cries II", de Jocy de Oliveira, 71, compositora-residente
do evento, que conta a acidentada história da partitura.
"Esta peça foi originalmente
uma encomenda (embora nunca paga) da Osesp. Porém, depois de programada, foi pelo
seu temperamental regente
[John Neschling], antes mesmo de conhecer a partitura, sumariamente cancelada", diz a
autora. A partitura é dedicada a
Minczuk.
Como aconteceu em anos
anteriores, o concerto de 2007
vai virar disco. O registro do recital do ano passado, com obras
de Glinka, Tchaikovski e Krieger, acaba de ser lançado.
ORQUESTRA ACADÊMICA
Quando: hoje, às 21h
Onde: Auditório Cláudio Santoro (av.
Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Campos do Jordão, 0/XX/12/3662-2334)
Quando: domingo, às 17h
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/n., tel.: 0/xx/11 3223-3966)
Quanto: R$ 30
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